GT Agenda 2030 promove capacitação em gestão organizacional sustentável

Treinamento é destinado a organizações membros e a partir dele será produzido um guia que poderá ser usado por qualquer instituição da sociedade civil
O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) está promovendo uma capacitação em gestão sustentável para suas organizações membros. A ideia é estimular que essas instituições adotem práticas e iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Duas oficinas já foram realizadas com equipes da área administrativa e outras duas serão feitas nos próximos dias 26 de novembro e 3 de dezembro, desta vez com o corpo gerencial das organizações.
A capacitação em gestão organizacional é uma das ações previstas no projeto de fortalecimento do GT Agenda 2030 para que ele possa contribuir com a implementação da Agenda 2030 no Brasil, que conta com financiamento da União Europeia. Originalmente, o projeto previa que a capacitação seria presencial, mas a pandemia da Covid-19 forçou uma readequação na metodologia da ação para que fosse realizada de forma remota, por meio de oficinas on-line.
Antes do início das atividades, o GT Agenda 2030 encaminhou um questionário para que as organizações membros pudessem descrever o atual estágio em relação à adoção de práticas e iniciativas sustentáveis em suas gestões. A partir daí foi feito um diagnóstico, que será apresentado e discutido durante as próximas oficinas com as equipes administrativas.
“Nos próximos encontros, também será construída uma grade de indicadores e meios de verificação para estruturar processos de efetivação e monitoramento da adoção dessas práticas”, conta Juliana Cesar, assessora de Programas da Gestos, organização do GT que coordena esta ação.
Ao final da capacitação está prevista a publicação de um guia de gestão organizacional sustentável, contendo todos os conceitos, exemplos de boas práticas e indicadores para um processo de adoção de práticas de gestão sustentável alinhadas aos ODS por qualquer organização da sociedade civil. Trata-se de uma iniciativa pioneira, uma vez que as poucas publicações existentes sobre gestão sustentável contemplam apenas os setores público e privado.
Leia também:
- Agenda 2030 é tema de Programa na GloboNews
- Nota Pública do GT Agenda 2030: é fundamental fortalecer os Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Originários
- Ministra Nísia Trindade cita Agenda 2030 em discurso na OMS
- O que muda para a América Latina depois do Fórum de financiamento para o desenvolvimento da ONU?
- Aditamento de Edital – Abertura de Novo Prazo
MARIA.Executiva,Organização sem fins lucrativos O.M.E. Garcia pelo respeito foco,diante de um ano diferente, produzir sistematicamente e globalizadamente,estamos aqui com Foco e feliz…
CurtirCurtir
Estou diretora executiva mas mais importante é a agregação inclusiva é muito importante é Histórico neste início de século…
CurtirCurtir
Olá, gostaria de saber como faço para poder participar desta capacitação?
CurtirCurtir
Olá, Fernando! Como dito no texto, a capacitação em gestão sustentável é exclusiva para integrantes de organizações que já fazem parte do GT Agenda 2030. Obrigada pelo interesse!
CurtirCurtir
Pingback: Em novo ano de muitos desafios, GT Agenda 2030 reafirma compromisso de continuar acompanhando e incidindo sobre os ODS | GT Agenda 2030