GT Agenda 2030 promove capacitação em gestão organizacional sustentável

Treinamento é destinado a organizações membros e a partir dele será produzido um guia que poderá ser usado por qualquer instituição da sociedade civil

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) está promovendo uma capacitação em gestão sustentável para suas organizações membros. A ideia é estimular que essas instituições adotem práticas e iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Duas oficinas já foram realizadas com equipes da área administrativa e outras duas serão feitas nos próximos dias 26 de novembro e 3 de dezembro, desta vez com o corpo gerencial das organizações.

A capacitação em gestão organizacional é uma das ações previstas no projeto de fortalecimento do GT Agenda 2030 para que ele possa contribuir com a implementação da Agenda 2030 no Brasil, que conta com financiamento da União Europeia. Originalmente, o projeto previa que a capacitação seria presencial, mas a pandemia da Covid-19 forçou uma readequação na metodologia da ação para que fosse realizada de forma remota, por meio de oficinas on-line.

Antes do início das atividades, o GT Agenda 2030 encaminhou um questionário para que as organizações membros pudessem descrever o atual estágio em relação à adoção de práticas e iniciativas sustentáveis em suas gestões. A partir daí foi feito um diagnóstico, que será apresentado e discutido durante as próximas oficinas com as equipes administrativas.

“Nos próximos encontros, também será construída uma grade de indicadores e meios de verificação para estruturar processos de efetivação e monitoramento da adoção dessas práticas”, conta Juliana Cesar, assessora de Programas da Gestos, organização do GT que coordena esta ação.

Ao final da capacitação está prevista a publicação de um guia de gestão organizacional sustentável, contendo todos os conceitos, exemplos de boas práticas e indicadores para um processo de adoção de práticas de gestão sustentável alinhadas aos ODS por qualquer organização da sociedade civil. Trata-se de uma iniciativa pioneira, uma vez que as poucas publicações existentes sobre gestão sustentável contemplam apenas os setores público e privado.

Leia também:

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s