Rede ODS Brasil promove série de seminários virtuais sobre a Agenda 2030 e as eleições 2020

Eventos abordam temas relacionados aos ODS e também vão fomentar debates com candidatos e candidatas

A Rede ODS Brasil iniciou, no dia 28 de setembro, uma série de webinários para abordar temas importantes relacionados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fomentar debates com candidatos e candidatas às eleições 2020 que assumam compromissos de campanha com a Agenda 2030. Os eventos contam com a parceria do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS, Rare Brasil e Sindicato de Técnicos Industriais do Espírito Santo (Sintec-ES).

Os eventos são transmitidos ao vivo por meio do canal da Rede ODS Brasil no YouTube. O primeiro seminário virtual recebeu o coordenador do projeto Parcerias pelo Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Gilmar Dominici, e o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS, Nilto Tatto, com moderação de Patrícia Menezes, que é cofundadora da Rede ODS Brasil.

“O objetivo dessa série de webinars é orientar e qualificar o debate nesse período de campanha eleitoral, que se iniciou oficialmente ontem, e democratizar o tema da Agenda 2030, que é uma agenda extremamente importante”, disse Patrícia ao abrir o primeiro evento, cujo tema foi “Alinhamento de compromissos de campanha com a Agenda 2030”. Ela lembrou que esta é uma agenda de Estado, não de governo, e que o Brasil é signatário dela, juntamente com outros 192 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Por isso é importante que, cada vez mais, o poder público, independente se é do Executivo, Legislativo, Judiciário ou órgãos de controle externo, independente da esfera, institucionalizem essa agenda para que nós possamos ter cada vez mais políticas públicas e legislações adequadas que assegurem o ambiente institucional necessário para implementação da Agenda 2030 no Brasil”, destacou.

O deputado Nilto Tatto disse que este é um tema muito importante na atual conjuntura, por causa dos impactos advindos da pandemia do novo coronavírus. “As políticas públicas prestadas pelas prefeituras são as que mais atendem diretamente todos os cidadãos. É com as prefeituras que as pessoas têm uma relação mais direta no dia a dia”, lembrou o parlamentar. “É fundamental que a gente estimule que as candidaturas às câmaras municipais e às prefeituras tenham esse compromisso”, completou, referindo-se à defesa de direitos universais, como o direito à vida, à educação, à saúde, de cuidar do meio ambiente, entre outros.

Ferramenta – Segundo Gilmar Dominici, a ABM vem promovendo o tema dos ODS desde 2017. “A Agenda 2030 é um desafio mundial. Agora, a vida acontece nas cidades, por isso é importante os municípios aderirem a essa agenda”, salientou. Ele defende que os prefeitos e prefeitas conheçam e utilizem os ODS como uma ferramenta para planejar seus municípios e elaborar seus planos de governo.

A Rede ODS traduziu, com o apoio da ONU Brasil, o manual “O papel do parlamento na implementação dos ODS” e o guia “Articulando os programas de governo com a Agenda 2030”. A programação dos seminários está em atualização contínua, na medida em que os eventos e participantes vão sendo confirmados.

Clique aqui para acompanhar a programação dos webinários.

Para acessar o canal da Rede ODS no YouTube clique aqui.

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s