A sociedade civil e a pressão por soluções globais junto ao G20

*Por Alessandra Nilo, para o Congresso em Foco

As organizações da sociedade civil têm um papel fundamental no presente e no futuro da humanidade. Esta afirmação tem, mais uma vez, se mostrado verídica a partir da experiência do C20 – grupo de engajamento da sociedade civil junto ao G20 responsável por levar às lideranças mundiais, recomendações para cada um dos temas que estarão em pauta na 18ª rodada de diálogo do grupo, que culminará com a Conferência entre Chefes de Estado nos dias 9 e 10 de setembro, em Nova Deli, na Índia.

Por mais que tenhamos buscado fortalecer instâncias multilaterais mais equilibradas, que considerassem as prioridades de todos os países, o G20, formado pelas maiores economias do planeta, acabou se consolidando como um fórum estratégico no debate da cooperação econômica internacional e tem imenso peso na formação e fortalecimento da arquitetura e governança global em todas as principais questões econômicas mundiais. Daí a importância do trabalho articulado das organizações da sociedade civil através do C-20.

O C20 é sempre presidido pela sociedade civil do país-sede, este ano a Índia, e seu direcionamento é dado por uma “troika” composta por representantes do atual, do anterior e do seguinte país anfitrião do G20. E como consequência de uma sólida participação no processo, que acompanha desde 2010, em dezembro do ano passado a Gestos, ONG pernambucana, foi convocada pelos seus pares no C20 a compor a troika para a Índia e, posteriormente, Brasil e África do Sul.

* Coordenadora Geral da Gestos e Co facilitadora do GT Agenda 2030

Acesse o artigo completo no link abaixo:

https://congressoemfoco.uol.com.br/area/mundo-cat/a-sociedade-civil-e-a-pressao-por-solucoes-globais-junto-ao-g20/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s