ODS 16: Instituições fortes e sociedade participativa

Esta imagem, tão simples, fala tanto de participação, parceria e esperança! A foto é de um mural na sede do @conselhonacionaldesaude.cns, em Brasília, e estes cartazes são da campanha #NãoCalemNossasVozes, produzida pelo GT Agenda 2030 e que discute a visibilidade de pessoas trans, indígenas e mulheres. Vozes que são silenciadas na nossa sociedade. É muito gratificante contar com o apoio do #CNS para a divulgação da nossa ação.
A gente tem esperança que 2023 seja o marco de uma retomada de instrumentos que promovam o diálogo entre Governo e Sociedade, com a reabertura de conselhos e espaços estabelecendo vínculos e fortalecendo a democracia.
O #ods16 prevê a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Em sua meta 16.6, “desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis”, e na seguinte, 16.7, “garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis”, o ODS 16 reforça a importância das relações institucionais e de dar voz a todas as pessoas.
Para saber mais sobre o ODS 16: https://gtagenda2030.org.br/ods/ods16/