GT Agenda 2030 tem reunião com Governo Federal

Representantes do GT Agenda 2030 participaram de reunião na Secretaria Geral da Presidência da República para discutir a retomada da implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 no Brasil. O encontro em formato híbrido contou com a participação da Secretária Executiva da Presidência da República, Maria Fernanda e do assessor Nilton Tubino.

Na pauta, a intenção de fortalecer os espaços de governança e a implementação da Agenda 2030 nas políticas públicas do país, com a participação da sociedade civil organizada. Também foi apresentado o Relatório Luz, série histórica publicada desde 2017. Um raio x do Brasil que avalia as 168 metas, produz estudos de caso e recomendações. Destaque também sobre as metas que retrocederam ou ameaçadas de retrocesso.

Durante a conversa, integrantes do GT sugeriram algumas ações para o Governo Brasileiro, entre elas, que o Brasil se candidate para a apresentação do relatório Voluntario Nacional no High-Level Political Forum 2023. O segundo pedido no sentido de sugerir que o Brasil sedie do IV Fórum do Financiamento para o Desenvolvimento, a ser realizado em 2025.

Para Alessandra Nilo, Coordenadora geral da Gestos e Cofacilitadora do GT Agenda 2030, o encontro sinaliza a possibilidade de construção entre o Governo e a sociedade civil. “E, depois de quatro anos tenebrosos, podemos finalmente retomar o diálogo com o governo federal e reconstruir nossa jornada em busca do desenvolvimento sustentável.” Já Pedro Ivo, da Terrazul, o encontro foi muito importante e mostrou o interesse que o Governo Federal tem de retomar a implementação dos ODS no Brasil. Saímos confiantes de que será um processo participativo”, analisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s