Nota de repúdio

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil pela Agenda 2030 (GT Agenda 2030) vem a público expressar repúdio contra os atos praticados contra o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Repudiamos as ações de vandalismo ao patrimônio público, a incitação à violência e a tentativa de golpe ao governo democraticamente eleito e, em última instância, os atentados à democracia e ao povo brasileiro neste dia 8 de janeiro de 2023.

A democracia é a base de qualquer sociedade pacífica; sem ela, não há desenvolvimento sustentável possível. Não à toa, o ODS 16 visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Sem democracia, sem respeito às suas instituições e ao Estado de Direito, não será possível responder adequadamente aos inúmeros problemas que assolam nosso país, como pobreza, fome, falta de saúde, educação e proteção ambiental, acesso desigual à justiça, racismo, sexismo, LGBTQIA+ fobia e tantos outros.

O GT Agenda 2030 espera o pronto restabelecimento da normalidade democrática a ação das instituições de justiça para a apuração dos fatos e para que todas as apartes envolvidas nos atos criminosos sejam devidamente responsabilizadas. É necessário o respeito à soberania do voto, à Constituição, e à preservação da estabilidade democrática e do Estado de Direito.

Ameaças à democracia são inaceitáveis e se constituem também em ameaças à população brasileira e ao desenvolvimento sustentável. Mantemo-nos firmes em sua defesa, assim como do estado nacional e de suas instituições.

09 de janeiro de 2023.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s