Gastronomia e desenvolvimento sustentável: Você sabe o que é comida de baixo impacto climático?
Sextou! E a gente traz uma sugestão de receita em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pra você experimentar no final de semana.
A Clímax Brasil realizou, com o apoio do GT Agenda 2030 e financiamento da União Europeia, uma série focando na culinária de diversas regiões Brasileiras. São receitas que têm como ingredientes principais o respeito ao meio ambiente e à sazonalidade dos alimentos. Tudo isso, priorizando o tempero de cada lugar.
Em cada episódio o Chefe Cris convida uma mulher do Movimento de Economia Solidária para falar sobre a receita e sobre questões como agricultura familiar, diversidade e agroecologia. Nesta edição, a receita vem da Região Nordeste, mais precisamente do Ceará.
Está com água na boca? É só clicar no link abaixo e aprender a fazer a primeira receita da série: Bolinho de tapioca com Jaca verde, e, claro, conhecer melhor o universo da culinária orgânica e saudável.
Em sintonia com os ODS
Além de valorizar a culinária regional do país e ensinar receitas surpreendentes, o projeto discute, entre os processos culinários, o desenvolvimento sustentável. São temas fundamentais para não deixar ninguém pra trás e diminuir as desigualdades. Nesta série, especificamente, alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 estão presentes.
O ODS 2, que tem como premissa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, aliado ao ODS 3, que pretende assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Promover o conhecimento produzido pelas mulheres do Movimento de Economia Solidária está alinhado ao ODS 5, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Já o conceito de comida de baixo impacto climático, dialoga com os ODS 12 e 13, que defendem, respectivamente, assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis e tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
Aproveite esta receita de ativismo e vamos contribuir para um planeta mais verde!