Instituto Cidades Sustentáveis lança ferramenta no mesmo dia da versão em inglês do Relatório Luz 2022

No mesmo evento de lançamento do Relatório Luz, o Instituto Cidades Sustentáveis, membro do GT A2030, apresentou uma ferramenta para avaliar os municípios brasileiros em relação à Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – da erradicação da pobreza à proteção ao meio ambiente, passando por saúde e educação de qualidade.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br) tem como o objetivo avaliar os avanços e desafios de todas as 5.570 cidades do país. “O Brasil se torna o primeiro país do mundo a monitorar todas as suas cidades dentro da importante agenda proposta pelos ODS”, destaca Jorge Abrahão, diretor presidente do Instituto Cidades Sustentáveis.

A iniciativa reúne dados e indicadores dos 5.570 municípios brasileiros, de modo que se possa verificar as virtudes e as fragilidades de cada um no cumprimento dos 17 ODS. “É nas cidades que está grande parte da população mundial, e onde se enfrentam os maiores desafios quanto à mudança do clima, violência e geração de renda”, afirma Abrahão.

A coordenadora da ONG Gestos, Alessandra Nilo, cofacilitadora do GT Agenda 2030, mediou o encontro que contou também com a importante presença da vice-presidente para as Américas do SBDN, Emma Torres; a pesquisadora Alice Junqueira, que apresentou dados da insegurança alimentar; o economista da ONG Gestos e do GT Agenda 2030, Cláudio Fernandes; e o coordenador da Social Watch, Roberto Bissio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s