Boas-vindas ao Instituto Pólis

Comunicamos com alegria a inclusão do Instituto Polis no Grupo de Trabalho da Sociedade Civil Agenda 2030. Reconhecemos a força da organização e juntamos as mãos para não deixarmos ninguém para trás.

Informações disponíveis na Wikipédia

O Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista. Desde a sua fundação, em 1987 atua como um think tank dedicado a estudos e pesquisas sobre questões urbanas, assessoria a governos locais e a organizações da sociedade civil. Atuando principalmente na área de políticas públicas, pautando-se pela defesa do Direito à cidade.[

O Instituto Pólis foi fundado em 1987, durante o processo de redemocratização do Brasil. No mesmo ano, ocorreu a instalação da Assembleia Nacional Constituinte, que reuniu pessoas que haviam vivido a luta contra a ditadura em diversas frentes e, na Constituinte, dedicaram-se à defesa dos direitos de cidadania e ao fortalecimento da sociedade civil, em direção ao aprofundamento da democracia.

Após a reforma partidária dos anos 1980, integrantes do movimento popular disputaram as eleições e conquistaram representação nos parlamentos – municipais, estaduais e federal – e em algumas prefeituras. Abriam-se, assim, novos espaços para a luta pelos direitos de cidadania e pela gestão democrática do poder público. Nesse contexto, a ideia do que viria a ser o Instituto Pólis começou a tomar corpo. A proposta era formar uma organização profissional autônoma, independente do Estado e dos partidos, capaz de sistematizar experiências bem-sucedidas da relação entre sociedade civil e governos locais e produzir conhecimentos que servissem de referência para os movimentos sociais e os governos locais. O Pólis também tinha como objetivo contribuir para a capacitação dos atores democráticos da sociedade, ampliar os espaços de participação política e promover a inclusão social por meio de políticas públicas voltadas às pessoas mais vulneráveis da sociedade.

O Instituto Pólis é também responsável pela edição brasileira do jornal Le Monde diplomatique, desde 2007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s