Secretário-geral das Nações Unidas alerta para caminhos rápidos em direção a um desastre ambiental

O GT Agenda 2030 reforça o alerta do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres. Ele considerou “uma vergonha” o relatório do Grupo de Trabalho III do sexto ciclo de avaliação, sobre mitigação das mudanças climáticas, divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Guterres observou ainda que o mundo caminha rapidamente para um desastre climático.
A Agenda 2030 prevê em seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 a necessidade de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos e reconhece que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é o fórum intergovernamental para negociar uma resposta global.
No Brasil, o V Relatório Luz da Sociedade Civil, elaborado no ano passado, já revelava que o governo federal executou, a partir de 2018, medidas de desconstrução da política ambiental, em particular da política do clima. A situação piorou muito em 2020, ainda segundo o Relatório Luz,. Naquele ano foram editadas, 593 normas administrativas de impacto ambiental e climático, determinando reformas institucionais, revisando regulamentos, promovendo flexibilização das normas, introduzindo mecanismos de desregulação e revogando dispositivos consolidados. ,
Em mensagem de vídeo, Guterres informou que “o júri chegou a um veredicto. E é condenatório. Este relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas é uma longa enumeração de promessas climáticas não cumpridas. É um arquivo da vergonha, catalogando as promessas vazias que nos colocam firmemente no caminho para um mundo inabitável”, disse.
“Estamos em um caminho rápido para o desastre climático: principais cidades debaixo d’água; ondas de calor sem precedentes; tempestades aterrorizantes; falta de água generalizada; a extinção de um milhão de espécies de plantas e animais. Isso não é ficção ou exagero. É o que a ciência nos diz que resultará de nossas atuais políticas energéticas”, completou. O vídeo pode ser encontrado no nosso Instagram @gtagenda2030
Veja aqui detalhes do relatório do IPCC: bit.ly/ipcc-2022-3
Veja também o V Relatório Luz da Agenda 2030: bit.ly/36XSFgR