A PAZ É URGENTE

É com muita preocupação que o GT Agenda 2030 acompanha o desenrolar do conflito instaurado pela Rússia contra a Ucrânia que hoje amanheceu sob bombardeio. Nós repudiamos o ataque e reafirmamos nosso total repúdio a toda e qualquer forma de violência. 

Na condição de país-membro da ONU, com esta ação beligerante a Rússia joga por terra todo os acordos estabelecidos para o desenvolvimento sustentável dos povos, particularmente ignorando a carta das Nações Unidas e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 que prevê a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas, o acesso à justiça e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Ressaltamos que a violação da soberania de uma nação acaba atingindo todas as outras. Porque ninguém pode ficar indiferente ao desrespeito em curso. Uma potencial grande guerra em nada ajudará a humanidade, já profundamente atingida por múltiplas crises, inclusive a da pandemia de covid-19.entre os povos.

Nesta hora sombria e triste, acreditamos que este é, mais do que nunca, o momento para nos darmos as mãos e nos unirmos para avançarmos na implementação de um mundo com menos violências e com mais paz. Temos muito a fazer para erradicar a pobreza e a fome, para garantir direitos básicos como saúde e educação.

Precisamos reduzir as desigualdades, não ampliar as injustiças.  E subscrevemos o apelo do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pela imediata retirada das tropas russas. Essa guerra é inaceitável . Pedimos paz.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s