Interiorizar a Agenda 2030 é um caminho para alcançarmos os ODS

O GT Agenda 2030 parabeniza o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, pelas declarações feitas na última quarta-feira ((16), durante a 5ª Web Oficina Caminhos da Curadoria em Saúde IdeiaSUS, que teve como tema “Como o SUS responde a Agenda 2030”. Interiorizar as ações da #Agenda2030 para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam atingidos é urgente. Ainda mais agora, quando o mundo sente o impacto dos dois anos de pandemia de covid-19 e suas variantes.
“As lutas em defesa do SUS precisam estar alinhadas com as lutas pela erradicação da pobreza, pelo respeito à igualdade de gênero, pela redução das desigualdades (…) a gente precisa cada vez mais refletir sobre o que está acontecendo no país e no mundo”, afirmou @Pigatto. O CNS e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) formaram, em 2017, um grupo de trabalho no Conselho para acompanhar a Agenda 2030.
Entre as metas do ODS 3 – que estabelece garantias para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos – estão a redução da taxa de mortalidade materna, o fim das epidemias de HIV/Aids, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas; o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade, a fim de que ninguém fique para trás.
O GT Agenda 2030 reforça a importância do controle social neste momento, onde vemos o governo brasileiro cortar verbas para saúde, educação, pesquisas e ciência no orçamento 2022.
Veja aqui a 5ª Web Oficina https://bit.ly/3oY0mJW