Acordos para produzir medicamentos genéricos são essenciais para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Social 3

O anúncio da organização internacional Medicines Patent Pool (MPP) de um acordo com 27 fabricantes de genéricos para a produção de molnupiravir, um antiviral contra a covid-19, contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, da Agenda 2030. O ODS estabelece a necessidade da cobertura universal de saúde, e na meta 3.8, o apoio irrestrito a pesquisas e ao desenvolvimento de vacinas e medicamentos. No informe, divulgado na última quinta-feira (20), a MPP também garantiu o fornecimento do fármaco a 105 países de baixa e média renda. A iniciativa é resultado do acerto entre a organização e a MSD – nome comercial da Merck & Co., Inc – em outubro de 2021, para facilitar o acesso ao tratamento.

Em novembro de 2021, a MSD divulgou um estudo revelando os efeitos da substância. O molnupiravir reduziu o risco de hospitalização ou morte para 9,7% no grupo placebo (68/699) e para 6,8% (48/709) no grupo que testou o fármaco, com redução do risco relativo de 30%. Nove mortes foram relatadas no grupo placebo e uma no grupo molnupiravir.

Em dezembro de 2021, a MSD recebeu a Autorização de Uso de Emergência da FDA dos EUA para o molnupiravir com o objetivo de tratar a covid-19 com sintomas leves e moderados, em adultos que positivaram para o Sars-Cov-2 e que apresentam alto risco de progressão para covid grave. Nem a MSD nem a Ridgeback Biotherapeutics, tampouco a Universidade de Emory, que inventou o remédio, terão lucro com as vendas do molnupiravir enquanto a covid-19 estiver classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de interesse internacional. Para a Agenda 2030, é imprescindível que formas de prevenir as doenças contemplem principalmente os países em desenvolvimento, proporcionando-lhes o acesso a medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s