ACT oferece curso gratuito de advocacy para organizações em parceria com o gt agenda 2030

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e a ACT Promoção da Saúde estão com inscrições abertas até a próxima terça-feira (7) para o Curso de Advocacy, na modalidade de educação a distância (EAD). O objetivo da formação é capacitar representantes de fóruns, ONGs, movimentos, fundações e coletivos que trabalham pela difusão, monitoramento e implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, promovendo o combate às desigualdades e às injustiças e o fortalecimento de direitos universais, indivisíveis e interdependentes da sociedade.

Os(as) interessados(as) devem se cadastrar acessando o link:  bit.ly/advocacyead . Basta preencher as informações solicitadas. Serão 800 vagas disponíveis para candidatos/as de todo o Brasil, oferecidos em 4 turmas: 2 com início ainda em setembro e outras 2 com início no final de outubro. Se o número de pessoas inscritas for muito superior ao de lugares oferecidos, a escolha vai obedecer a alguns critérios.

“Se houver necessidade, utilizaremos critérios de seleção baseados em gênero, região – dando preferência a candidatas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, pessoas LGBTI e portadoras de deficiência. Enfim, a ideia é favorecer grupos mais vulneráveis socialmente”, explica Laura Cury, assessora de Relações Internacionais da ACT Promoção da Saúde, que coordena o projeto.

Advocacy é um termo em inglês, ainda sem tradução para o português, utilizado como sinônimo de defesa e argumentação em favor de uma causa. É uma ferramenta que engloba ações de pessoas ou grupos que têm como objetivo influenciar na formulação e implementação de políticas públicas, pressionando autoridades, formuladores de agenda e tomadores de decisão para discutir e adotar as medidas necessárias capazes de sanar ou atenuar problemas e necessidades existentes na sociedade. Seria o “lobby do bem”, prática muito comum entre entidades do Terceiro Setor.

O curso tem o apoio financeiro da União Europeia, que viabiliza o projeto do GT no Brasil. O grupo é uma coalizão formada por mais de 50 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras que atuam no seguimento da implementação e monitoramento da Agenda 2030.

Sobre a Agenda 2030 – A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, adotado em 2015 por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil. Possui 17 metas globais para fortalecer a paz universal e alcançar três objetivos extraordinários: 1) Erradicar a pobreza extrema; 2) Combater a desigualdade e a injustiça; e 3) Conter as mudanças climáticas.

Serviço:

Curso de Advocay EAD – ACT Promoção da Saúde e GT Agenda 2030

Inscrições até 07 de setembro de 2021

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s