GT Agenda 2030 participa de eventos paralelos ao Fórum Político de Alto Nível da ONU

HLPF 2021 acontecerá entre os dias 6 e 16 de julho em formato híbrido, presencial e virtual, e discutirá a recuperação sustentável e resiliente da pandemia de Covid-19

A Organização das Nações Unidas (ONU) realiza, entre os dias 6 e 16 de julho, o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável 2021 (HLPF 2021). O fórum é a plataforma central para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ocorre sob os auspícios do Conselho Econômico e Social (Ecosoc).

Além da programação oficial, o HLPF 2021 terá dezenas de eventos paralelos e o GT Agenda 2030 ou suas organizações membras estarão presentes em alguns deles. Alessandra Nilo, coordenadora geral da ONG Gestos e cofacilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), participará de dois eventos paralelos. O primeiro, no dia 7/07, às 12:00 GMT (9h no Brasil), “Reclaiming multilateralism: building solidarity and safeguarding rights”, é promovido pela ActionAid, pela Action for Sustainable Development (A4SD) e outras instituições. As inscrições podem ser feitas aqui.

No dia 8/07, às 14h de Brasília, ela participa o evento “Going local: SDGs from cities’ perspective – Achievments and challenges for the elaboration of Voluntary Local Reviews in local governments in Latin America”. Inscrições aqui. Na ocasião, Alessandra representará o GT Agenda 2030 e a Mesa de Articulación de Asociaciones Nacionales y Redes Regionales de ONG de América Latina y El Caribe. O evento é promovido pela municipalidade metropolitana de Lima, Peru, e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Outras três organizações internacionais cujas representações no Brasil integram o GT Agenda 2030 – SOS Children’s Villages (Aldeias Infantis S.O.S.), Plan International e Visão Mundial – estarão realizando o evento paralelo “Child and youth experiences and activism for achieving the SDGs and promoting a fairer and greener Covid-19 recovery for all”, em parceria com a Unicef e outras instituições. Este evento ocorrerá no dia 9/07, às 7:30 EDT (8h30 no Brasil). Mais informações aqui.

Nesta edição, o Fórum Político de Alto Nível da ONU discutirá maneiras de garantir uma recuperação sustentável e resiliente da pandemia de Covid-19 que nos coloque no caminho certo para cumprir a Agenda 2030. O tema é “Recuperação sustentável e resiliente da pandemia de Covid-19 que promove as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável: construindo um caminho inclusivo e eficaz para o cumprimento da Agenda 2030 no contexto da Década de Ação e entrega para o desenvolvimento sustentável”.

Na pauta, os Objetivos 1 – Erradicação da pobreza; 2 – Fome zero; 3 – Saúde e bem-estar; 8 – Emprego digno e crescimento econômico; 10 – Redução das desigualdades; 12 – Consumo e produção responsáveis; 13 – Ação climática; 16 – Paz, justiça e instituições eficazes; e 17 – Parcerias em prol das metas.

RNVs – Uma parte do HLPF 2021 será dedicada à apresentação dos Relatórios Nacionais Voluntários (RNVs) por 43 países. Os relatórios visam facilitar a troca de experiências, incluindo sucessos, desafios e lições aprendidas, com vistas a acelerar a implementação da Agenda 2030. Da América Latina e Caribe, apresentarão seus relatórios este ano Bolívia, Colômbia, Cuba, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. No caso do Brasil, o último RNV apresentado foi em 2017. Em 2019, apesar de previsto, houve desistência por parte do governo federal.

Em face disso, o único documento que acompanha a implementação dos ODS no Brasil, atualmente, é o Relatório Luz, produzido pelo GT Agenda 2030. A quinta edição será lançada no próximo dia 12 de julho, em meio à realização do HLPF, durante audiência pública no Congresso Nacional a ser transmitida pelo e-Democracia e pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Este ano, foram analisadas todas as 169 metas da Agenda 2030 no país. Além disso, o relatório traz recomendações para que o Brasil avance na implementação dos ODS.

Com informações da ONU.

Mais informações aqui sobre o HLPF 2021.

Últimos posts do blog

Ministra Nísia Trindade cita Agenda 2030 em discurso na OMS

Em discurso durante 76ª Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra, a Ministra da Saúde Nísia Trindade saudou os 75 anos da OMS e ressaltou a revevância da Organização para enfrentar os desafios contemporâneos. “Quero também dizer que o Brasil está de volta, o que significa a retomada de nossa agenda em defesa da equidade em…

O que muda para a América Latina depois do Fórum de financiamento para o desenvolvimento da ONU?

Aconteceu hoje o diálogo “O que muda para a América Latina depois do Fórum de financiamento para o desenvolvimento da ONU?”.O encontro foi uma realização da Gestos, @ippf_acro com o apoio da @uenobrasil .O economista Cláudio Fernandes (@wlvrd) fez uma retrospectiva sobre a criação do Fórum de financiamento para o desenvolvimento sustentável, lembrando que surgiu como processo paralelo à #agenda2030onu , com…

Aditamento de Edital – Abertura de Novo Prazo

Comunicamos a todas as partes interessadas o aditamento ao III Edital de Seleção de Projetos, realizado no escopo do Projeto “Fortalecer a participação da sociedade civil na implementação da Agenda 2030 (A2030), Agenda de Ação Addis Ababa (AAAA) e Parceria Global de Busan para uma Cooperação Efetiva, (GPEDC, da sigla em inglês) no Brasil”, financiado…

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s