GT Agenda 2030 participa de eventos paralelos ao Fórum Político de Alto Nível da ONU

HLPF 2021 acontecerá entre os dias 6 e 16 de julho em formato híbrido, presencial e virtual, e discutirá a recuperação sustentável e resiliente da pandemia de Covid-19
A Organização das Nações Unidas (ONU) realiza, entre os dias 6 e 16 de julho, o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável 2021 (HLPF 2021). O fórum é a plataforma central para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ocorre sob os auspícios do Conselho Econômico e Social (Ecosoc).

Além da programação oficial, o HLPF 2021 terá dezenas de eventos paralelos e o GT Agenda 2030 ou suas organizações membras estarão presentes em alguns deles. Alessandra Nilo, coordenadora geral da ONG Gestos e cofacilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), participará de dois eventos paralelos. O primeiro, no dia 7/07, às 12:00 GMT (9h no Brasil), “Reclaiming multilateralism: building solidarity and safeguarding rights”, é promovido pela ActionAid, pela Action for Sustainable Development (A4SD) e outras instituições. As inscrições podem ser feitas aqui.
No dia 8/07, às 14h de Brasília, ela participa o evento “Going local: SDGs from cities’ perspective – Achievments and challenges for the elaboration of Voluntary Local Reviews in local governments in Latin America”. Inscrições aqui. Na ocasião, Alessandra representará o GT Agenda 2030 e a Mesa de Articulación de Asociaciones Nacionales y Redes Regionales de ONG de América Latina y El Caribe. O evento é promovido pela municipalidade metropolitana de Lima, Peru, e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Outras três organizações internacionais cujas representações no Brasil integram o GT Agenda 2030 – SOS Children’s Villages (Aldeias Infantis S.O.S.), Plan International e Visão Mundial – estarão realizando o evento paralelo “Child and youth experiences and activism for achieving the SDGs and promoting a fairer and greener Covid-19 recovery for all”, em parceria com a Unicef e outras instituições. Este evento ocorrerá no dia 9/07, às 7:30 EDT (8h30 no Brasil). Mais informações aqui.

Nesta edição, o Fórum Político de Alto Nível da ONU discutirá maneiras de garantir uma recuperação sustentável e resiliente da pandemia de Covid-19 que nos coloque no caminho certo para cumprir a Agenda 2030. O tema é “Recuperação sustentável e resiliente da pandemia de Covid-19 que promove as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável: construindo um caminho inclusivo e eficaz para o cumprimento da Agenda 2030 no contexto da Década de Ação e entrega para o desenvolvimento sustentável”.
Na pauta, os Objetivos 1 – Erradicação da pobreza; 2 – Fome zero; 3 – Saúde e bem-estar; 8 – Emprego digno e crescimento econômico; 10 – Redução das desigualdades; 12 – Consumo e produção responsáveis; 13 – Ação climática; 16 – Paz, justiça e instituições eficazes; e 17 – Parcerias em prol das metas.
RNVs – Uma parte do HLPF 2021 será dedicada à apresentação dos Relatórios Nacionais Voluntários (RNVs) por 43 países. Os relatórios visam facilitar a troca de experiências, incluindo sucessos, desafios e lições aprendidas, com vistas a acelerar a implementação da Agenda 2030. Da América Latina e Caribe, apresentarão seus relatórios este ano Bolívia, Colômbia, Cuba, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. No caso do Brasil, o último RNV apresentado foi em 2017. Em 2019, apesar de previsto, houve desistência por parte do governo federal.
Em face disso, o único documento que acompanha a implementação dos ODS no Brasil, atualmente, é o Relatório Luz, produzido pelo GT Agenda 2030. A quinta edição será lançada no próximo dia 12 de julho, em meio à realização do HLPF, durante audiência pública no Congresso Nacional a ser transmitida pelo e-Democracia e pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Este ano, foram analisadas todas as 169 metas da Agenda 2030 no país. Além disso, o relatório traz recomendações para que o Brasil avance na implementação dos ODS.
Com informações da ONU.
Mais informações aqui sobre o HLPF 2021.
Últimos posts do blog

A “Represa” chega ao Sertão e à capital pernambucana em uma mesma semana para falar de sustentabilidade socioambiental
Documentário “A Represa é Meu Quintal” é uma das ações do Projeto “ODS no Front”, desenvolvido pelo Cineclube Socioambiental Em Prol da Vida – com financiamento da União Europeia, através do GT Agenda 2030, em parceria com a Gestos

Em busca de solução para reduzir o impacto da crise em populações mais vulnerabilizadas
Representante do Brasil no II Fórum do Financiamento para o Desenvolvimento, em Nova York, o economista Claudio Fernandes defende aumento de impostos sobre grandes fortunas e tributos sobre grandes transações financeiras para reduzir a especulação financeira

Sétimo Fórum de Financiamento para o Desenvolvimento começa entre uma confluência de crises
Nova York – Inicia hoje e vai até quinta-feira, dia 28/4, o VII Fórum do Financiamento para o Desenvolvimento, sob os auspícios do Conselho Econômico e Social (Ecosoc) da ONU. Dentre os diversos temas de economia e finanças sendo debatidos no fórum, encontra-se a perspectiva de uma nova grande crise global baseada em dívidas externas