Seminário discute governança e combate à corrupção e suas relações com o ODS 16

Evento promovido pelo GT Agenda 2030 e Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS ocorrerá em 1º de julho, às 14h, e será transmitido ao vivo pelo YouTube
O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovem no dia 1º de julho, às 14h, o seminário “Governança e combate à corrupção e suas relações com o ODS 16”. O evento, que será transmitido ao vivo pelo YouTube, tem como objetivo abordar temas como governança, sistema de controle e combate à corrupção por meio de inteligência artificial no setor público e os desafios e avanços apresentados com relação à implementação da agenda de desenvolvimento sustentável no Brasil.
A abertura e mediação do evento ficarão a cargo do deputado federal Nilto Tatto, que preside a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS. A diretora executiva da ARTIGO 19, Denise Dora, representará o GT Agenda 2030 apresentando o painel “Corrupção, ODS 16 e Agenda 2030”. A ARTIGO 19 é uma das 57 organizações que integram o grupo de trabalho e tem como missão defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo, estando presente em nove países.
Os demais participantes confirmados são: Fernando Forattini, especialista em corrupção e doutorando em História pela PUC-SP; Paulo Alves, servidor de carreira do STJ e bacharel em direito; Volpi Gomes, fiscal fazendário e diretor de Comunicação da Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal (Anafisco); e Barbara Krysttal, conselheira da União dos Vereadores do Brasil e consultora do Instituto Sagres e Compliance.
O Objetivo 16 da Agenda 2030 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes prevê a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, o acesso à justiça para todos e todas e a construção de instituições que sejam eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. A questão da corrupção aparece mais especificamente na Meta 16.5 – Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas.
O Índice de Capacidade de Combate à Corrupção 2021, divulgado pela Americas Society/Council of the Americas (AS/COA) e pela Control Risks neste mês de junho, mostra que o Brasil caiu de quarto para sexto lugar no ranking de combate à corrupção entre os países latino-americanos. Em 2019, o Brasil estava na segunda colocação.
“O Brasil tem apresentado uma das trajetórias mais preocupantes entre os países da América Latina”, declarou o diretor da Control Risks, Thomaz Favaro. “Recentemente o país sofreu alguns revezes, com uma série de tentativas de ingerência governamental sobre órgãos-chave, como a Polícia Federal e o Ministério Público, e também uma série de decisões judiciais que impactaram a luta anticorrupção”, completou.
Confira a programação do Seminário
Data: 01/07 – 14h
Mediação
Dep. Federal Nilto Tatto
Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS
Corrupção, ODS 16 e Agenda 2030
Denise Dora
Diretora executiva ARTIGO 19/GT Agenda 2030
O sentimento anticorrupção como instrumento político-econômico para agendas antidemocráticas e populistas
Fernando Forattini
Especialista em corrupção/Doutorando em História (PUC-SP)
Governança no Setor Público como fator de Paz e Justiça
Paulo Alves
Servidor de carreira do STJ/Bacharel em Direito
Sistema de Controle: Desafios e Oportunidades para promoção de Instituições Eficazes
Volpi Gomes
Fiscal fazendário/Diretor de Comunicação da Anafisco
Combate à Corrupção por meio de Inteligência Artificial no Setor Público e a formação de instituições fortes
Barbara Krysttal
Conselheira da União dos Vereadores do Brasil/Consultora do Instituto Sagres de Compliance
Transmissão ao vivo: www.youtube.com/gtagenda2030/live

Últimos posts do blog
Uma em cada três pessoas é afetada pelo câncer no mundo e no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer regista cerca de 600 mil novos casos por ano. Por isso o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, que trata do direito a uma vida saudável, aliado ao ODS 2, que visa acabar com a fome…
Falta de acesso a serviços de saúde ocular compromete a Agenda 2030 da ONU, alerta pesquisa.
fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/falta-de-acesso-a-servicos-de-saude-ocular-compromete-agenda-2030-da-onu/ Encontrar um oftalmologista para tratar catarata ou corrigir uma miopia, por exemplo, não é tarefa fácil para parcela importante da população mundial. Apenas 10% das pessoas acima de 50 anos de idade na América Latina, Ásia e África têm suas necessidades de uso de óculos contempladas; em países ricos esse número chega a…
Comida boa, bonita, barata e de baixo impacto climático
Que tal experimentar neste finde uma comida gostosa, com ingredientes simples e que, além de tudo isso, está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? A Clímax Brasil realizou, com o apoio do GT Agenda 2030 e financiamento da União Europeia, uma série focando na culinária de diversas regiões Brasileiras. São receitas que têm como ingredientes…
Também sou favorável ao combate a a corrupção e outros crimes políticos.
CurtirCurtir