Seminário discute governança e combate à corrupção e suas relações com o ODS 16

Evento promovido pelo GT Agenda 2030 e Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS ocorrerá em 1º de julho, às 14h, e será transmitido ao vivo pelo YouTube

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovem no dia 1º de julho, às 14h, o seminário “Governança e combate à corrupção e suas relações com o ODS 16”. O evento, que será transmitido ao vivo pelo YouTube, tem como objetivo abordar temas como governança, sistema de controle e combate à corrupção por meio de inteligência artificial no setor público e os desafios e avanços apresentados com relação à implementação da agenda de desenvolvimento sustentável no Brasil.

A abertura e mediação do evento ficarão a cargo do deputado federal Nilto Tatto, que preside a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS. A diretora executiva da ARTIGO 19, Denise Dora, representará o GT Agenda 2030 apresentando o painel “Corrupção, ODS 16 e Agenda 2030”. A ARTIGO 19 é uma das 57 organizações que integram o grupo de trabalho e tem como missão defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo, estando presente em nove países.

Os demais participantes confirmados são: Fernando Forattini, especialista em corrupção e doutorando em História pela PUC-SP; Paulo Alves, servidor de carreira do STJ e bacharel em direito; Volpi Gomes, fiscal fazendário e diretor de Comunicação da Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal (Anafisco);  e Barbara Krysttal, conselheira da União dos Vereadores do Brasil e consultora do Instituto Sagres e Compliance.

O Objetivo 16 da Agenda 2030 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes prevê a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, o acesso à justiça para todos e todas e a construção de instituições que sejam eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. A questão da corrupção aparece mais especificamente na Meta 16.5 – Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas.

O Índice de Capacidade de Combate à Corrupção 2021, divulgado pela Americas Society/Council of the Americas (AS/COA) e pela Control Risks neste mês de junho, mostra que o Brasil caiu de quarto para sexto lugar no ranking de combate à corrupção entre os países latino-americanos. Em 2019, o Brasil estava na segunda colocação.

“O Brasil tem apresentado uma das trajetórias mais preocupantes entre os países da América Latina”, declarou o diretor da Control Risks, Thomaz Favaro. “Recentemente o país sofreu alguns revezes, com uma série de tentativas de ingerência governamental sobre órgãos-chave, como a Polícia Federal e o Ministério Público, e também uma série de decisões judiciais que impactaram a luta anticorrupção”, completou.

Confira a programação do Seminário

Data: 01/07 – 14h

Mediação
Dep. Federal Nilto Tatto
Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS

Corrupção, ODS 16 e Agenda 2030
Denise Dora
Diretora executiva ARTIGO 19/GT Agenda 2030

O sentimento anticorrupção como instrumento político-econômico para agendas antidemocráticas e populistas
Fernando Forattini
Especialista em corrupção/Doutorando em História (PUC-SP)

Governança no Setor Público como fator de Paz e Justiça
Paulo Alves
Servidor de carreira do STJ/Bacharel em Direito

Sistema de Controle: Desafios e Oportunidades para promoção de Instituições Eficazes
Volpi Gomes
Fiscal fazendário/Diretor de Comunicação da Anafisco

Combate à Corrupção por meio de Inteligência Artificial no Setor Público e a formação de instituições fortes
Barbara Krysttal
Conselheira da União dos Vereadores do Brasil/Consultora do Instituto Sagres de Compliance

Transmissão ao vivo: www.youtube.com/gtagenda2030/live

Últimos posts do blog

Relatório luz 2021: um brasil em marcha a ré

Lançamento do Relatório Luz do GT da sociedade civil para a Agenda 2030 acontece esta manhã em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputadas, com transmissão e participação virtual. Evento transmitido pelo e-Democracia e canais oficiais da Câmara.<•> e-Democracia: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2057<•&gt; YouTube da Câmara: https://www.youtube.com/channel/UC-ZkSRh-7UEuwXJQ9UMCFJA “A dificuldade no acesso a estatísticas governamentais atualizadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s