III Seminário de Soluções Inovadoras premia 10 projetos focados na implementação da Agenda 2030 no Brasil

Cerimônia ocorrerá nos próximos dias 16 e 17/06 no formato on-line e também terá bate-papos sobre empreendedorismo e inovação

Os 10 projetos considerados os mais inovadores de 2021 para implementação da Agenda 2030 no Brasil poderão ser conhecidos pelo grande público nos próximos dias 16 e 17 de junho, às 16h, durante o III Seminário de Soluções Inovadoras. A cerimônia de premiação, que pelo segundo ano será exclusivamente on-line por causa da pandemia da Covid-19, será transmitida pelo canal www.youtube.com/idsbrasilquequeremos.

Além da apresentação de cada um dos dez projetos, o evento também contará com bate-papos sobre empreendedorismo e inovação como resposta aos desafios do nosso tempo, reunindo o empresário e ambientalista Ricardo Young; a economista e diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Célia Cruz; e a codeputada estadual por São Paulo, agricultora urbana e ambientalista, Claudia Visoni.

O III Seminário de Soluções Inovadoras é uma iniciativa do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e tem como objetivo dar mais visibilidade às dez iniciativas selecionadas a partir de um edital público que ficou aberto entre os dias 8 de fevereiro e 5 de março. O resultado foi anunciado no dia 30 de abril.

Puderam concorrer programas, projetos ou tecnologias desenvolvidas por organizações da sociedade civil ou instituições de ensino e pesquisa, com CNPJ ativo, dotados de alto potencial de impacto e que estejam em busca de apoiadores para ampliar seu alcance. A solução deve estar implementada e evidenciar inovação técnica, de gestão e/ou de relacionamento com partes interessadas, além de gerar impacto socioambiental positivo capaz de contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo a 2030.

“As soluções que estamos premiando possuem um grande potencial de transformar a realidade em suas respectivas regiões, ajudando o Brasil a alcançar os Objetivos e Metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Estamos felizes em poder reconhecer e dar publicidade a esses projetos, em um esforço para que sejam vistos e apoiados por possíveis investidores e assim ampliados e replicados em outros territórios”, diz o coordenador de Pesquisas do IDS, Guilherme Checco.

As 10 soluções vencedoras farão parte de uma publicação e receberão mentoria qualificada sobre planejamento estratégico, mapeamento de atores, indicadores de impacto, entre outros assuntos de interesse para bons modelos de negócios. A ação tem o apoio da União Europeia.

Confira as 10 soluções que serão premiadas:

  1. Alimentação e saúde para o bem viver (Instituto Mãe Terra)
  2. Centro Comunitário Sustentável (ONG Um Teto Para Meu País)
  3. Co-criação de tecnologias para a agricultura familiar (Núcleo de Agroecologia da UnB)
  4. Escola Itinerante de Agroecologia (Casa do Rio)
  5. Fábrica Social (Instituto Iti)
  6. Fossas Sépticas Ecológicas (Fundação Odebrecht)
  7. Modelos de negócio de empreendimentos econômicos solidários geridos por mulheres (Núcleo de Inovação Tecnológica da UnB)
  8. Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (Fiocruz)
  9. Projeto Médicos de Rua (Associação Médicos do Mundo)
  10. Selo Social (Associação Instituto Selo Social)

Serviço:

III Seminário de Soluções Inovadoras
Quando: 16 e 17 de junho, das 16h às 17h30
Transmissão ao vivo pelo www.youtube.com/idsbrasilquequeremos

Últimos posts do blog

II Diálogo Brasil Europa está disponível na íntegra no YouTube

Perdeu o II Diálogo Brasil Europa: sociedade civil e o financiamento para o desenvolvimento sustentável? Agora você pode acessar o encontro pelo nosso canal no YouTube. O Diálogo foi uma iniciativa da Gestos, com apoio da União Europeia e a parceria do GT Agenda 2030. Uma troca rica sobre participação da sociedade civil e a

Como descolonizar o desenvolvimento sustentável 

Em encontro na Itália, sociedade civil propõe outro consenso ambiental, livre das lógicas neoliberais. Entre as ações, está a taxação dos fluxos globais de capital e de produtos nocivos à saúde, redirecionado recursos aos países mais atingidos OUTRASPALAVRAS TERRA E ANTROPOCENO Por Claudio Fernandes Publicado 22/11/2022 às 18:19 Acaba de se reunir nas montanhas da Umbria,

Agenda 2030 é tema de debate durante Festival no Recife

Está acontecendo no Recife o REC ‘n’ Play, um festival do conhecimento, apoiado nos eixos de tecnologia, cidades, empreendedorismo e economia criativa, o REC ‘n’ Play traz uma programação que ultrapassa as 600 atividades divididas em mais de 30 trilhas, como inteligência artificial, robótica, GovTech, futuro da moradia, responsabilidade social, inovação aberta, comunicação, entre vários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s