III Seminário de Soluções Inovadoras premia 10 projetos focados na implementação da Agenda 2030 no Brasil
Cerimônia ocorrerá nos próximos dias 16 e 17/06 no formato on-line e também terá bate-papos sobre empreendedorismo e inovação
Os 10 projetos considerados os mais inovadores de 2021 para implementação da Agenda 2030 no Brasil poderão ser conhecidos pelo grande público nos próximos dias 16 e 17 de junho, às 16h, durante o III Seminário de Soluções Inovadoras. A cerimônia de premiação, que pelo segundo ano será exclusivamente on-line por causa da pandemia da Covid-19, será transmitida pelo canal www.youtube.com/idsbrasilquequeremos.
Além da apresentação de cada um dos dez projetos, o evento também contará com bate-papos sobre empreendedorismo e inovação como resposta aos desafios do nosso tempo, reunindo o empresário e ambientalista Ricardo Young; a economista e diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Célia Cruz; e a codeputada estadual por São Paulo, agricultora urbana e ambientalista, Claudia Visoni.
O III Seminário de Soluções Inovadoras é uma iniciativa do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e tem como objetivo dar mais visibilidade às dez iniciativas selecionadas a partir de um edital público que ficou aberto entre os dias 8 de fevereiro e 5 de março. O resultado foi anunciado no dia 30 de abril.
Puderam concorrer programas, projetos ou tecnologias desenvolvidas por organizações da sociedade civil ou instituições de ensino e pesquisa, com CNPJ ativo, dotados de alto potencial de impacto e que estejam em busca de apoiadores para ampliar seu alcance. A solução deve estar implementada e evidenciar inovação técnica, de gestão e/ou de relacionamento com partes interessadas, além de gerar impacto socioambiental positivo capaz de contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo a 2030.
“As soluções que estamos premiando possuem um grande potencial de transformar a realidade em suas respectivas regiões, ajudando o Brasil a alcançar os Objetivos e Metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Estamos felizes em poder reconhecer e dar publicidade a esses projetos, em um esforço para que sejam vistos e apoiados por possíveis investidores e assim ampliados e replicados em outros territórios”, diz o coordenador de Pesquisas do IDS, Guilherme Checco.
As 10 soluções vencedoras farão parte de uma publicação e receberão mentoria qualificada sobre planejamento estratégico, mapeamento de atores, indicadores de impacto, entre outros assuntos de interesse para bons modelos de negócios. A ação tem o apoio da União Europeia.
Confira as 10 soluções que serão premiadas:
- Alimentação e saúde para o bem viver (Instituto Mãe Terra)
- Centro Comunitário Sustentável (ONG Um Teto Para Meu País)
- Co-criação de tecnologias para a agricultura familiar (Núcleo de Agroecologia da UnB)
- Escola Itinerante de Agroecologia (Casa do Rio)
- Fábrica Social (Instituto Iti)
- Fossas Sépticas Ecológicas (Fundação Odebrecht)
- Modelos de negócio de empreendimentos econômicos solidários geridos por mulheres (Núcleo de Inovação Tecnológica da UnB)
- Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (Fiocruz)
- Projeto Médicos de Rua (Associação Médicos do Mundo)
- Selo Social (Associação Instituto Selo Social)
Serviço:
III Seminário de Soluções Inovadoras
Quando: 16 e 17 de junho, das 16h às 17h30
Transmissão ao vivo pelo www.youtube.com/idsbrasilquequeremos

Últimos posts do blog
Gestos e GT Agenda 2030 lançam edital de projetos para fortalecimento dos ODS nos municípios
A Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, organização cofacilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT A2030), lançou o VI Edital de Seleção Interna de Projetos. A iniciativa, realizada com recursos da União Europeia, em parceria com o em parceria com o Instituto Campanha Nacional pelo Direito à Educação e…
GT Agenda 2030 lança 9ª edição do Relatório Luz na Secretaria-Geral da Presidência da República
A 9a edição do Relatório Luz da Sociedade Civil revela o Brasil numa encruzilhada a cinco anos do prazo final da Agenda 2030. O documento — construído pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, uma coalizão de 46 organizações, movimentos e fundações, com apoio da União Europeia, Fiocruz e Plan International…
9º Relatório Luz será lançado na terça (30) na Secretaria-Geral da Presidência da República
A 9ª edição do Relatório Luz da Sociedade Civil será lançada na terça-feira, 30 de setembro, às 13h30, no anexo 1 do auditório da Secretaria-Geral da Presidência da República, em Brasília, com a participação de representantes de alto nível. O documento é construído pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, uma…
