Coletivo Clímax Brasil promove receitas culinárias sustentáveis

Programa Chef Cris, projeto apoiado pelo GT Agenda 2030, ganhou primeira temporada com cinco episódios que podem ser assistidos no YouTube
O coletivo Clímax Brasil, uma das 57 organizações que fazem parte do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), lançou um programa piloto para promover receitas culinárias sustentáveis. São cinco episódios com vídeo-receitas que apresentam, de forma divertida, práticas de alimentação saudável para as pessoas e para o planeta. O projeto foi um dos selecionados no II Edital de Seleção Interna de Projetos do GT Agenda 2030, que conta com recursos da União Europeia.
O programa Chef Cris apresenta receitas criadas por organizações de mulheres das cinco regiões do Brasil do movimento de economia solidária. Cada vídeo, além da receita, conta um pouco sobre a história de cada fórum, rede ou associação de economia solidária responsável pela criação dos pratos. Assim, por exemplo, conhecemos histórias incríveis como a do Buffet Amigos da Xica, que fica em Ribeirão das Neves (MG). O buffet reúne 20 pessoas associadas, em sua maioria mulheres negras vítimas de violência doméstica, como a própria Xica, que é uma das membras do GT Agenda 2030.
“O projeto quer incentivar que a gente saiba de onde vem nossa comida e mude o hábito de alimentação típico da correria das cidades, mas essa é só a ponta. O mais importante, que é o objetivo principal, é que a gente pressione para mudar as políticas públicas e a forma de produção das grandes empresas. É aí que está o grande problema. Queremos apoio e práticas de agricultura sustentável, combate à fome, preservação do meio ambiente, proteção dos povos indígenas e tradicionais. Engana-se quem pensa que isso e as mudanças climáticas não têm nada a ver com sua vida”, diz Alice Junqueira, integrante do Clímax Brasil.
Por ter esse desenho mais amplo que vai além da simples culinária, o programa Chef Cris contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números 1 (Erradicação da Pobreza), 5 (Igualdade de Gênero), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Combate às Alterações Climáticas).
Todas as receitas compartilhadas no programa são exemplos de pratos de baixo impacto climático. E o que é uma alimentação de baixo impacto climático? É aquela que consome alimentos que geram pouca emissão de gases de efeito estufa (GEE) em suas etapas de produção, embalagem e transporte. Esses gases são aqueles que, quando liberados no ar, acumulam-se na troposfera e retêm o calor do sol, consequentemente, aquecendo o planeta.
O projeto também editou o Livro de Receitas Chef Cris que, além das receitas, traz muitas dicas de como se alimentar de forma saudável e sustentável, como escolher bem o que vamos consumir, onde fazer compras e sobre embalagens e descarte. Por fim, a publicação também traz “receitas” de ativismo, como o “caldo antidesperdício” e a “torta de climão”.
Confira todos os episódios da primeira temporada do programa Chef Cris:
Acesse e baixe aqui o Livro de Receitas Chef Cris
Últimos posts do blog

Boas-vindas ao Instituto Pólis
Comunicamos com alegria a inclusão do Instituto Polis no Grupo de Trabalho da Sociedade Civil Agenda 2030. Reconhecemos a força da organização e juntamos as mãos para não deixarmos ninguém para trás. Informações disponíveis na Wikipédia O Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma organização da sociedade civil (OSC)

Por que o STF criou a Rafa e por que segue as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030?
O Supremo Tribunal Federal apresentou a Redes Artificiais Focadas na Agenda 2030, uma ferramenta de inteligência artificial para classificar os processos na Corte conforme as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

A “Represa” chega ao Sertão e à capital pernambucana em uma mesma semana para falar de sustentabilidade socioambiental
Documentário “A Represa é Meu Quintal” é uma das ações do Projeto “ODS no Front”, desenvolvido pelo Cineclube Socioambiental Em Prol da Vida – com financiamento da União Europeia, através do GT Agenda 2030, em parceria com a Gestos