Coletivo Clímax Brasil promove receitas culinárias sustentáveis

Programa Chef Cris, projeto apoiado pelo GT Agenda 2030, ganhou primeira temporada com cinco episódios que podem ser assistidos no YouTube

O coletivo Clímax Brasil, uma das 57 organizações que fazem parte do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), lançou um programa piloto para promover receitas culinárias sustentáveis. São cinco episódios com vídeo-receitas que apresentam, de forma divertida, práticas de alimentação saudável para as pessoas e para o planeta. O projeto foi um dos selecionados no II Edital de Seleção Interna de Projetos do GT Agenda 2030, que conta com recursos da União Europeia.

O programa Chef Cris apresenta receitas criadas por organizações de mulheres das cinco regiões do Brasil do movimento de economia solidária. Cada vídeo, além da receita, conta um pouco sobre a história de cada fórum, rede ou associação de economia solidária responsável pela criação dos pratos. Assim, por exemplo, conhecemos histórias incríveis como a do Buffet Amigos da Xica, que fica em Ribeirão das Neves (MG). O buffet reúne 20 pessoas associadas, em sua maioria mulheres negras vítimas de violência doméstica, como a própria Xica, que é uma das membras do GT Agenda 2030.

“O projeto quer incentivar que a gente saiba de onde vem nossa comida e mude o hábito de alimentação típico da correria das cidades, mas essa é só a ponta. O mais importante, que é o objetivo principal, é que a gente pressione para mudar as políticas públicas e a forma de produção das grandes empresas. É aí que está o grande problema. Queremos apoio e práticas de agricultura sustentável, combate à fome, preservação do meio ambiente, proteção dos povos indígenas e tradicionais. Engana-se quem pensa que isso e as mudanças climáticas não têm nada a ver com sua vida”, diz Alice Junqueira, integrante do Clímax Brasil.

Por ter esse desenho mais amplo que vai além da simples culinária, o programa Chef Cris contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números 1 (Erradicação da Pobreza), 5 (Igualdade de Gênero), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Combate às Alterações Climáticas).

Todas as receitas compartilhadas no programa são exemplos de pratos de baixo impacto climático. E o que é uma alimentação de baixo impacto climático? É aquela que consome alimentos que geram pouca emissão de gases de efeito estufa (GEE) em suas etapas de produção, embalagem e transporte. Esses gases são aqueles que, quando liberados no ar, acumulam-se na troposfera e retêm o calor do sol,  consequentemente, aquecendo o planeta.

O projeto também editou o Livro de Receitas Chef Cris que, além das receitas, traz muitas dicas de como se alimentar de forma saudável e sustentável, como escolher bem o que vamos consumir, onde fazer compras e sobre embalagens e descarte. Por fim, a publicação também traz “receitas” de ativismo, como o “caldo antidesperdício” e a “torta de climão”.

Confira todos os episódios da primeira temporada do programa Chef Cris:

Acesse e baixe aqui o Livro de Receitas Chef Cris

Últimos posts do blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s