GT Agenda 2030 dá as boas-vindas à Unicopas

Organização fundada em 2014 representa mais de 2.500 cooperativas e empreendimentos solidários e mais de 800 mil cooperados e cooperadas em todo o país
Uma organização que nasceu com o propósito de atuar na concepção e no fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. Esta é a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), criada em 2014 em Brasília e que congrega mais de 2.500 cooperativas e empreendimentos solidários e mais de 800 mil cooperados e cooperadas em todo o país, agora passando a integrar o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030).
A Unicopas surgiu a partir da junção de quatro centrais sindicais: União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol), União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Concrab/MST), União Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (Unicatadores).
As cooperativas e empreendimentos solidários e os cooperados e cooperadas da Unicopas estão no campo, nas comunidades tradicionais e nas cidades. São agricultores/as familiares, assentados/as da reforma agrária, indígenas, ribeirinhos/as, quilombolas e extrativistas, são catadores/as de materiais recicláveis, artesãs e artesãos, trabalhadores/as de empresas recuperadas, integrantes de empreendimentos econômicos solidários.
“O interesse em integrar o referido grupo se dá em consonância com o disposto no Estatuto desta organização, pelo qual afirmamos nosso comprometimento com a promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, com geração de emprego e renda dignos e combate às desigualdades sociais. A Unicopas também luta pela promoção dos direitos humanos, pela preservação das práticas democráticas, pela paz, ética e cidadania”, afirma o presidente da Unicopas, Francisco Dal’Chiavon.
Entre as diversas ações empreendidas pela Unicopas, destaca-se um projeto de fortalecimento da rede firmado entre as quatro centrais sindicais e a Delegação da União Europeia no Brasil, que está em execução e prevê diversas atividades de incidência política, cursos, ações de capacitação e formação política, encontros entre mulheres e juventudes do cooperativismo solidário e iniciativas de intercooperação e fortalecimento das estruturas estaduais da Unicopas.
Saiba mais sobre a Unicopas visitando o site https://unicopas.org.br e acessando as redes sociais no Facebook e Instagram.
Últimos posts do blog

Boas-vindas ao Instituto Pólis
Comunicamos com alegria a inclusão do Instituto Polis no Grupo de Trabalho da Sociedade Civil Agenda 2030. Reconhecemos a força da organização e juntamos as mãos para não deixarmos ninguém para trás. Informações disponíveis na Wikipédia O Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma organização da sociedade civil (OSC)

Por que o STF criou a Rafa e por que segue as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030?
O Supremo Tribunal Federal apresentou a Redes Artificiais Focadas na Agenda 2030, uma ferramenta de inteligência artificial para classificar os processos na Corte conforme as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

A “Represa” chega ao Sertão e à capital pernambucana em uma mesma semana para falar de sustentabilidade socioambiental
Documentário “A Represa é Meu Quintal” é uma das ações do Projeto “ODS no Front”, desenvolvido pelo Cineclube Socioambiental Em Prol da Vida – com financiamento da União Europeia, através do GT Agenda 2030, em parceria com a Gestos