GT Agenda 2030 dá as boas-vindas à Unicopas

Organização fundada em 2014 representa mais de 2.500 cooperativas e empreendimentos solidários e mais de 800 mil cooperados e cooperadas em todo o país

Uma organização que nasceu com o propósito de atuar na concepção e no fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. Esta é a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), criada em 2014 em Brasília e que congrega mais de 2.500 cooperativas e empreendimentos solidários e mais de 800 mil cooperados e cooperadas em todo o país, agora passando a integrar o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030).

A Unicopas surgiu a partir da junção de quatro centrais sindicais: União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol), União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Concrab/MST), União Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (Unicatadores).

As cooperativas e empreendimentos solidários e os cooperados e cooperadas da Unicopas estão no campo, nas comunidades tradicionais e nas cidades. São agricultores/as familiares, assentados/as da reforma agrária, indígenas, ribeirinhos/as, quilombolas e extrativistas, são catadores/as de materiais recicláveis, artesãs e artesãos, trabalhadores/as de empresas recuperadas, integrantes de empreendimentos econômicos solidários.

“O interesse em integrar o referido grupo se dá em consonância com o disposto no Estatuto desta organização, pelo qual afirmamos nosso comprometimento com a promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, com geração de emprego e renda dignos e combate às desigualdades sociais. A Unicopas também luta pela promoção dos direitos humanos, pela preservação das práticas democráticas, pela paz, ética e cidadania”, afirma o presidente da Unicopas, Francisco Dal’Chiavon.

Entre as diversas ações empreendidas pela Unicopas, destaca-se um projeto de fortalecimento da rede firmado entre as quatro centrais sindicais e a Delegação da União Europeia no Brasil, que está em execução e prevê diversas atividades de incidência política, cursos, ações de capacitação e formação política, encontros entre mulheres e juventudes do cooperativismo solidário e iniciativas de intercooperação e fortalecimento das estruturas estaduais da Unicopas.

Saiba mais sobre a Unicopas visitando o site https://unicopas.org.br e acessando as redes sociais no Facebook e Instagram.

Últimos posts do blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s