GT Agenda 2030 dá as boas-vindas à Unicopas

Organização fundada em 2014 representa mais de 2.500 cooperativas e empreendimentos solidários e mais de 800 mil cooperados e cooperadas em todo o país
Uma organização que nasceu com o propósito de atuar na concepção e no fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. Esta é a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), criada em 2014 em Brasília e que congrega mais de 2.500 cooperativas e empreendimentos solidários e mais de 800 mil cooperados e cooperadas em todo o país, agora passando a integrar o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030).
A Unicopas surgiu a partir da junção de quatro centrais sindicais: União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol), União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Concrab/MST), União Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (Unicatadores).
As cooperativas e empreendimentos solidários e os cooperados e cooperadas da Unicopas estão no campo, nas comunidades tradicionais e nas cidades. São agricultores/as familiares, assentados/as da reforma agrária, indígenas, ribeirinhos/as, quilombolas e extrativistas, são catadores/as de materiais recicláveis, artesãs e artesãos, trabalhadores/as de empresas recuperadas, integrantes de empreendimentos econômicos solidários.
“O interesse em integrar o referido grupo se dá em consonância com o disposto no Estatuto desta organização, pelo qual afirmamos nosso comprometimento com a promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, com geração de emprego e renda dignos e combate às desigualdades sociais. A Unicopas também luta pela promoção dos direitos humanos, pela preservação das práticas democráticas, pela paz, ética e cidadania”, afirma o presidente da Unicopas, Francisco Dal’Chiavon.
Entre as diversas ações empreendidas pela Unicopas, destaca-se um projeto de fortalecimento da rede firmado entre as quatro centrais sindicais e a Delegação da União Europeia no Brasil, que está em execução e prevê diversas atividades de incidência política, cursos, ações de capacitação e formação política, encontros entre mulheres e juventudes do cooperativismo solidário e iniciativas de intercooperação e fortalecimento das estruturas estaduais da Unicopas.
Saiba mais sobre a Unicopas visitando o site https://unicopas.org.br e acessando as redes sociais no Facebook e Instagram.
Últimos posts do blog
Diálogo debate Agenda de Busan
O diálogo “A sociedade Civil Brasileira e a Agenda de Busan” aconteceu no dia 27 de março e reuniu representantes de organizações de diversos estados do país. O economista Cláudio Fernandes, da Gestos, abriu o encontro fazendo um resgate da cronologia que gerou a Agenda de Busan. “O que muda a partir da criação da Agenda?…
Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que trata do fim da tuberculose é citado em Resolução do Conselho Nacional de Saúde
A Agenda 2030, em seu ODS 3, meta 3.3, prevê “até 2030 acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis”. No mês do dia mundial de combate à tuberculose, o Conselho Nacional de Saúde publicou uma resolução (709/2023) que…
GT Agenda 2030 lança edital de seleção interna de projetos
As inscrições vão de 01 a 30 de abril O III Edital de Seleção Interna de Projetos para membros do GTSC-A2030 conta com recursos do Projeto “Fortalecer a participação da sociedade civil na implementação da Agenda 2030 (A2030), Agenda de Ação Addis Ababa (AAAA) e Parceria Global de Busan para uma Cooperação Efetiva, (GPEDC, da…