GT Agenda 2030 dá as boas-vindas à Unicopas

Organização fundada em 2014 representa mais de 2.500 cooperativas e empreendimentos solidários e mais de 800 mil cooperados e cooperadas em todo o país

Uma organização que nasceu com o propósito de atuar na concepção e no fortalecimento do cooperativismo e da economia solidária no Brasil. Esta é a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), criada em 2014 em Brasília e que congrega mais de 2.500 cooperativas e empreendimentos solidários e mais de 800 mil cooperados e cooperadas em todo o país, agora passando a integrar o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030).

A Unicopas surgiu a partir da junção de quatro centrais sindicais: União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol), União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Concrab/MST), União Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (Unicatadores).

As cooperativas e empreendimentos solidários e os cooperados e cooperadas da Unicopas estão no campo, nas comunidades tradicionais e nas cidades. São agricultores/as familiares, assentados/as da reforma agrária, indígenas, ribeirinhos/as, quilombolas e extrativistas, são catadores/as de materiais recicláveis, artesãs e artesãos, trabalhadores/as de empresas recuperadas, integrantes de empreendimentos econômicos solidários.

“O interesse em integrar o referido grupo se dá em consonância com o disposto no Estatuto desta organização, pelo qual afirmamos nosso comprometimento com a promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, com geração de emprego e renda dignos e combate às desigualdades sociais. A Unicopas também luta pela promoção dos direitos humanos, pela preservação das práticas democráticas, pela paz, ética e cidadania”, afirma o presidente da Unicopas, Francisco Dal’Chiavon.

Entre as diversas ações empreendidas pela Unicopas, destaca-se um projeto de fortalecimento da rede firmado entre as quatro centrais sindicais e a Delegação da União Europeia no Brasil, que está em execução e prevê diversas atividades de incidência política, cursos, ações de capacitação e formação política, encontros entre mulheres e juventudes do cooperativismo solidário e iniciativas de intercooperação e fortalecimento das estruturas estaduais da Unicopas.

Saiba mais sobre a Unicopas visitando o site https://unicopas.org.br e acessando as redes sociais no Facebook e Instagram.

Últimos posts do blog

II Diálogo Brasil Europa está disponível na íntegra no YouTube

Perdeu o II Diálogo Brasil Europa: sociedade civil e o financiamento para o desenvolvimento sustentável? Agora você pode acessar o encontro pelo nosso canal no YouTube. O Diálogo foi uma iniciativa da Gestos, com apoio da União Europeia e a parceria do GT Agenda 2030. Uma troca rica sobre participação da sociedade civil e a

Como descolonizar o desenvolvimento sustentável 

Em encontro na Itália, sociedade civil propõe outro consenso ambiental, livre das lógicas neoliberais. Entre as ações, está a taxação dos fluxos globais de capital e de produtos nocivos à saúde, redirecionado recursos aos países mais atingidos OUTRASPALAVRAS TERRA E ANTROPOCENO Por Claudio Fernandes Publicado 22/11/2022 às 18:19 Acaba de se reunir nas montanhas da Umbria,

Agenda 2030 é tema de debate durante Festival no Recife

Está acontecendo no Recife o REC ‘n’ Play, um festival do conhecimento, apoiado nos eixos de tecnologia, cidades, empreendedorismo e economia criativa, o REC ‘n’ Play traz uma programação que ultrapassa as 600 atividades divididas em mais de 30 trilhas, como inteligência artificial, robótica, GovTech, futuro da moradia, responsabilidade social, inovação aberta, comunicação, entre vários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s