Idec disponibiliza gratuitamente materiais de curso que promove a independência e o empoderamento econômico feminino

Formação, contemplada no I Edital de Seleção Interna de Projetos do GT Agenda 2030, já beneficiou diretamente mais de 150 mulheres negras, indígenas, LBTI e em situação de vulnerabilidade social
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), uma das 55 organizações que fazem parte do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), está disponibilizando, gratuitamente, dez videoaulas, apostila e outros materiais de um curso de educação financeira para mulheres. A ação foi um dos projetos contemplados no I Edital de Seleção Interna de Projetos do GT Agenda 2030, que conta com recursos da União Europeia, e já beneficiou diretamente mais de 150 mulheres negras, indígenas, LBTI e em situação de vulnerabilidade social de todas as regiões do Brasil.
Por causa da pandemia, a formação precisou ser 100% on-line, com aulas realizadas durante três sábados no mês de janeiro de 2021. De acordo com o Idec, dinâmicas e esclarecimentos de dúvidas foram feitos via WhatsApp ao longo das três semanas do curso. Todo o conteúdo da formação, elaborado em parceria com a educadora financeira e CEO da Barkus Educacional, Bia Santos, é exclusivo e está disponível no endereço https://idec.org.br/educacao-financeira.
A ideia é que mais e mais mulheres tenham acesso e compartilhem todo esse conhecimento, para que possam se empoderar economicamente e aumentar sua independência financeira, contribuindo para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 – Igualdade de Gênero. O Idec lembra que, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 45% dos domicílios têm mulheres como pessoas de referência e que o país conta com cerca de 60 milhões de pessoas em situação de endividamento – sendo que a metade, 30 milhões de pessoas, estão superendividadas.
A situação é ainda mais grave nos grupos sociais mais vulneráveis e piorou devido à pandemia da Covid-19. “A pandemia e a crise econômica têm impactado a vida de muitos brasileiros, e as mulheres em especial são atingidas de muitas formas. Além da sobrecarga de trabalho e dos índices de violência doméstica, elas também lideram a fila dos desempregados. Em setembro de 2020, a taxa de desemprego chegou a 16,9% entre as mulheres brasileiras, maior que a dos homens (11,8%)”, diz o Idec.
Acesse aqui os materiais do curso.
Com informações do Idec.
Últimos posts do blog

Boas-vindas ao Instituto Pólis
Comunicamos com alegria a inclusão do Instituto Polis no Grupo de Trabalho da Sociedade Civil Agenda 2030. Reconhecemos a força da organização e juntamos as mãos para não deixarmos ninguém para trás. Informações disponíveis na Wikipédia O Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma organização da sociedade civil (OSC)

Por que o STF criou a Rafa e por que segue as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030?
O Supremo Tribunal Federal apresentou a Redes Artificiais Focadas na Agenda 2030, uma ferramenta de inteligência artificial para classificar os processos na Corte conforme as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

A “Represa” chega ao Sertão e à capital pernambucana em uma mesma semana para falar de sustentabilidade socioambiental
Documentário “A Represa é Meu Quintal” é uma das ações do Projeto “ODS no Front”, desenvolvido pelo Cineclube Socioambiental Em Prol da Vida – com financiamento da União Europeia, através do GT Agenda 2030, em parceria com a Gestos