Idec disponibiliza gratuitamente materiais de curso que promove a independência e o empoderamento econômico feminino
Formação, contemplada no I Edital de Seleção Interna de Projetos do GT Agenda 2030, já beneficiou diretamente mais de 150 mulheres negras, indígenas, LBTI e em situação de vulnerabilidade social
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), uma das 55 organizações que fazem parte do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), está disponibilizando, gratuitamente, dez videoaulas, apostila e outros materiais de um curso de educação financeira para mulheres. A ação foi um dos projetos contemplados no I Edital de Seleção Interna de Projetos do GT Agenda 2030, que conta com recursos da União Europeia, e já beneficiou diretamente mais de 150 mulheres negras, indígenas, LBTI e em situação de vulnerabilidade social de todas as regiões do Brasil.
Por causa da pandemia, a formação precisou ser 100% on-line, com aulas realizadas durante três sábados no mês de janeiro de 2021. De acordo com o Idec, dinâmicas e esclarecimentos de dúvidas foram feitos via WhatsApp ao longo das três semanas do curso. Todo o conteúdo da formação, elaborado em parceria com a educadora financeira e CEO da Barkus Educacional, Bia Santos, é exclusivo e está disponível no endereço https://idec.org.br/educacao-financeira.
A ideia é que mais e mais mulheres tenham acesso e compartilhem todo esse conhecimento, para que possam se empoderar economicamente e aumentar sua independência financeira, contribuindo para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 – Igualdade de Gênero. O Idec lembra que, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 45% dos domicílios têm mulheres como pessoas de referência e que o país conta com cerca de 60 milhões de pessoas em situação de endividamento – sendo que a metade, 30 milhões de pessoas, estão superendividadas.
A situação é ainda mais grave nos grupos sociais mais vulneráveis e piorou devido à pandemia da Covid-19. “A pandemia e a crise econômica têm impactado a vida de muitos brasileiros, e as mulheres em especial são atingidas de muitas formas. Além da sobrecarga de trabalho e dos índices de violência doméstica, elas também lideram a fila dos desempregados. Em setembro de 2020, a taxa de desemprego chegou a 16,9% entre as mulheres brasileiras, maior que a dos homens (11,8%)”, diz o Idec.
Acesse aqui os materiais do curso.
Com informações do Idec.
Últimos posts do blog
GT Agenda 2030 lança 9ª edição do Relatório Luz na Secretaria-Geral da Presidência da República
A 9a edição do Relatório Luz da Sociedade Civil revela o Brasil numa encruzilhada a cinco anos do prazo final da Agenda 2030. O documento — construído pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, uma coalizão de 46 organizações, movimentos e fundações, com apoio da União Europeia, Fiocruz e Plan International…
9º Relatório Luz será lançado na terça (30) na Secretaria-Geral da Presidência da República
A 9ª edição do Relatório Luz da Sociedade Civil será lançada na terça-feira, 30 de setembro, às 13h30, no anexo 1 do auditório da Secretaria-Geral da Presidência da República, em Brasília, com a participação de representantes de alto nível. O documento é construído pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, uma…
Nota de alerta: o desmonte do multilateralismo e o imperativo de ação urgente frente ao genocídio em Gaza
Nota de alerta do GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030 O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) vem a público manifestar sua profunda preocupação diante do alarmante contexto internacional de ataques sistemáticos ao sistema multilateral, aos direitos humanos, sociais, econômicos, culturais e ambientais. Esta desarticulação calculada,…
