Curso gratuito de Advocacy ensina como promover ações práticas para implementação da Agenda 2030

Formação oferecida pelo GT Agenda 2030 e ACT Promoção da Saúde disponibiliza 800 novas vagas na modalidade EAD; inscrições devem ser feitas até o dia 1º de março

Identificar, defender e promover causas, como a saúde, a educação e a igualdade racial e de gênero, tornou-se algo ainda mais complexo durante a pandemia da Covid-19. Essa prática, conhecida como advocacy, tem exigido cada vez mais flexibilização e criatividade por parte de grupos e organizações para que se consiga engajar e conscientizar a população e ainda tentar transformar políticas públicas para que melhorem a vida das pessoas e do planeta.

Pensando em capacitar representantes de fóruns, ONGs, movimentos, fundações e coletivos que trabalham pela difusão, monitoramento e implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e a ACT Promoção da Saúde estão abrindo 800 novas vagas na modalidade educação a distância (EAD) no curso de Advocacy para a Agenda 2030. As inscrições podem ser feitas de 22 de fevereiro a 1º de março no link http://bit.ly/advocacy-ead-2021 e o resultado será divulgado até 29/03. São duas turmas com início em abril e duas em junho. Todo o processo é gratuito.

O curso, que tem 20 horas/aula, começou a ser oferecido em 2019 e até agora já foram formadas seis turmas, envolvendo cerca de mil alunos e alunas. Em 2020, foi criado um prêmio para os melhores planos de Advocacy e um dos planos vencedores, que tinha como objetivo garantir políticas públicas para que as comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas) de Goiás pudessem superar problemas básicos de acesso à saúde no contexto da pandemia da Covid-19, acabou virando lei estadual. Sancionada em outubro pelo governador Ronaldo Caiado (DEM-GO), a lei nº 20.880 de 15/10/2020 instituiu a Política Estadual Emergencial de Enfrentamento à Covid-19 no âmbito dos territórios indígenas e quilombolas.

“Conversamos com comunidades, fizemos um levantamento de como poderíamos levar as questões às redes sociais, em um plano de comunicação, e também mapeamos dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás como uma proposição de lei poderia avançar”, conta Laís Thomaz, uma das pessoas responsáveis pelo plano, aluna do curso de Advocacy e professora de Relações Internacionais da Universidade de Goiás (UFG). “Ficamos muito felizes e satisfeitos e esperamos agora trabalhar para que todos os direitos dessas comunidades sejam assegurados”, completa.

O Advocacy com foco na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo combater as desigualdades e as injustiças e o fortalecimento dos direitos econômicos, sociais, ambientais e culturais, para que ninguém fique para trás. Para tanto, há uma série de ações, ferramentas e formas de atuação para engajar, conscientizar e influenciar os tomadores de decisão, que o curso ensina como fazer na prática.

“Lançamos, inclusive, um guia para apoiar iniciativas de promoção dos ODS no Brasil, que destaca estratégias e exemplos de ações adaptadas ao período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, quando vários tipos de eventos e atividades tiveram que ser repensados ou reformulados”, acrescenta Laura Cury, assessora de Relações Internacionais da ACT Promoção da Saúde, que coordena a ação. O guia pode ser baixado gratuitamente no endereço: http://bit.ly/GuiaAdvocacyA2030.

O curso de Advocacy para a Agenda 2030 é financiado pela União Europeia, que apoia financeiramente o GT Agenda 2030 – que é uma coalizão formada por mais de 50 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras que atuam no seguimento da implementação e monitoramento da Agenda 2030. Anualmente, desde 2017, o GT publica o Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030, que oferece um panorama analítico em 360 graus do andamento dos 17 ODS no país.

Sobre o GT Agenda 2030 – O GT Agenda 2030 trabalha pela implementação e monitoramento da Agenda 2030. O grupo incide sobre o Estado brasileiro e as organizações multilaterais, promovendo o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e às injustiças e o fortalecimento de direitos universais, indivisíveis e interdependentes, com base no pleno envolvimento da sociedade civil em todos os espaços de tomada de decisão. www.gtagenda2030.org.br.

Sobre a ACT Promoção da Saúde – A ACT Promoção da Saúde é uma organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo e alimentação saudável, além de apoiar ativamente a implementação da Agenda 2030 no Brasil. www.actbr.org.br.

Serviço:
Curso de Advocay EAD – GT Agenda 2030 e ACT Promoção da Saúde
Inscrições de 22 de fevereiro a 1º de março de 2021
Link: http://bit.ly/advocacy-ead-2021

Leia também:

5 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s