75ª Assembleia Geral da ONU começa na terça (15) e mesclará representações presenciais e virtuais

Encontros se estenderão até 30 de setembro e debaterão temas como economia e desenvolvimento sustentável, paz, direitos humanos e assistência humanitária
Começa nesta terça-feira (15/09) e vai até 30/09 a 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Diferentemente dos anos anteriores, não haverá movimentação de chefes de Estado ou celebridades globais nos corredores da sede da ONU em Nova York. Por causa da pandemia da Covid-19, as reuniões serão, em sua maioria, virtuais. O principal encontro, o Debate Geral, será no dia 22/09 e os líderes mundiais foram convidados a enviar vídeos pré-gravados de seus discursos, que serão transmitidos “ao vivo”. Um representante de cada Estado deverá estar fisicamente presente.
Esta edição da AG marca os 75 anos de aniversário das Nações Unidas. Segundo o secretário-geral, António Guterres, “promete ser a maior e mais abrangente conversa global sobre a construção do futuro que queremos”. No dia 21/09 está previsto um evento para comemorar esse marco.
Os temas previstos na agenda são: economia sustentável; desenvolvimento sustentável; paz e segurança internacional; desenvolvimento da África; promoção dos direitos humanos; assistência humanitária; promoção da justiça e leis internacionais; desarmamento; controle de drogas; prevenção a crimes e combate ao terrorismo internacional. A Semana do Clima de Nova York está mantida.
Em relação ao desenvolvimento sustentável, haverá a “primeira transmissão global de 30 minutos”, criada por Richard Curtis, escritor e diretor defensor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A análise abordará os tempos atuais, os desafios enfrentados pelo planeta e as intervenções que poderão transformar o mundo até 2030. A Zona de Ação dos ODS terá encontros no período de 22 a 24/09, reunindo lideranças, atores, criadores e ativistas para debater termas das três áreas da Agenda 2030: Pessoas, Planeta e Parcerias.
Importante destacar que de 18 a 26 de setembro temos a Semana Global de Ação pelos ODS, incluindo o Dia dos Objetivos Globais, 25/09, que ocorre no marco dos cinco anos de adoção da Agenda 2030. É sabido que a pandemia da Covid-19 está ameaçando reverter décadas de progresso. O impacto é considerado “devastador”, principalmente para as pessoas mais pobres e vulneráveis. Guterres pediu pela “renovação da ambição, mobilização, liderança e ação coletiva para vencer a COVID-19 e criar sociedades mais inclusivas e equitativas em todos os lugares”.
Com informações da ONU Brasil.
Acesse aqui a agenda da 75ª AGNU.
Acesse aqui a programação da Zona de Ação dos ODS (SDG Action Zone)
Acompanhe aqui a programação e outras informações da Semana Global de Ação pelos ODS
Foto: UN Photo/Cia Pak
Leia também:
- Ministra Nísia Trindade cita Agenda 2030 em discurso na OMS
- O que muda para a América Latina depois do Fórum de financiamento para o desenvolvimento da ONU?
- Aditamento de Edital – Abertura de Novo Prazo
- Desenvolvimento sustentável e saúde na América Latina é tema de webinário do Cris/Fiocruz
- (sem título)
Um trabalho inclusivo Global de gestao. Foco única…
CurtirCurtir