GT Agenda 2030 e IDS lançam segunda edição da cartilha Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável

Publicação traz os dez projetos selecionados na segunda chamada pública, apresentados em um seminário on-line no último dia 6 de agosto

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) acabam de disponibilizar a segunda edição da cartilha Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável. A publicação traz os dez projetos selecionados na segunda chamada pública e que foram apresentados em um seminário on-line realizado no último dia 6 de agosto.

Na categoria Combate às mudanças climáticas e à perda da biodiversidade, para a proteção de todos os ecossistemas, foram selecionados os projetos Formigas de Embaúba e Caminhos da Resiliência. Na categoria Disponibilidade de recursos básicos: água, saneamento, energia, os projetos escolhidos foram Guardiões das Nascentes e Água, Semente de Vida. Na categoria Segurança alimentar, melhoria da nutrição e promoção da agricultura sustentável, tivemos a solução Reciclar: menos lixo, mais segurança alimentar.

Já na categoria Gestão do território e economia circular, para tornar as cidades mais seguras, resilientes e sustentáveis, foram escolhidos os projetos Protege BR, ECO Recicla e ReciclaTec. Por fim, na categoria Melhoria da saúde e educação básica, foram eleitos os projetos Empodera para uma educação sustentável e Reabilitação Socioeconômica. Acesse a cartilha e saiba todos os detalhes sobre cada uma das soluções vencedoras.

O II Seminário de Soluções Inovadoras, assim como em 2019, apresentou ao país ideias que vêm sendo desenvolvidas e que se apresentam como soluções para crises em diversas áreas, trazendo respostas por meio de ações mais sustentáveis. São exemplos de tecnologias sociais que apontam uma direção sustentável, na contramão do modelo de sociedade e economia decadente que ainda mantemos e que já deu sinais de ser inviável. São iniciativas que convidam para o estabelecimento de um novo ciclo e que aposta em uma vida e economia mais verdes e solidárias.

As 10 iniciativas foram selecionadas este ano a partir de chamada pública que recebeu cerca de 100 inscrições entre 4 de maio e 4 de junho. No seminário, que teve a apresentação de Izabella Ceccato, os idealizadores de cada projeto contaram suas trajetórias, resultados e impactos positivos, nas áreas em que atuam. O evento contou ainda com o painel Negócios de impacto e Agenda 2030: Como atrair a atenção de investidores?, reunindo a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; o empresário e ambientalista Ricardo Young, presidente do IDS; e Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina.

Premiação – O II Seminário de Soluções Inovadoras é uma iniciativa do GT Agenda 2030 e do IDS, em parceria com a ADE Sampa, apoio do Sistema B e financiamento da União Europeia. Os projetos serão apresentados a potenciais investidores em uma rodada de negócios prevista para novembro e receberão como prêmio mentoria técnica com especialistas de mercado. As sessões de mentoria serão específicas sobre os desafios que cada projeto está vivendo na atualidade. Serão duas sessões específicas e três sessões conjuntas sobre criação de rede e mapeamento de ecossistema, planejamento estratégico e indicadores de impacto abordando as boas práticas de mercado.

Acesse aqui a publicação Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável

Assista aqui ao vídeo do II Seminário de Soluções Inovadoras

Leia também:

um comentário

  • Tarlei Martins Goncalves

    Olá meus queridos irmãos. Há dois anos o G.A.D.U meu deu um projeto de minha patente intelectual, no que tange a exemplo de reforma eleitoral e sustentabilidade abrangendo as 194 Nações pertencentes a #ONU O mesmo se dará através dos smartphones totalmente Seguro e protegido contra hackers, pois a Nova legislação abrangerá a segurança virtual e a proteção de dados e seus mentores intelectuais. (Voto facultativo via aplicativo para smartphones, criptografado). Venho a 2 anos buscando uma oportunidade para apresentá-lo aos representantes do Legislativo e do Executivo do governo brasileiro, porém, tem algum assessor “Me barrando” ou querendo tomar para si aquilo que o G.A.D.U me deu. Tenho 41 anos, sou casado com uma cidadã espanhola e tenho visto permanente para morar e trabalhar em 27 países da União Européia, porém eu amo o meu país, e como um ex militar da reserva eu jurei nossa bandeira e sou patriota. Gostaria da ajuda dos graus superiores que estiverem lendo essa mensagem para colocarmos isso tudo no papel até que se promulga como Lei no Diário Oficial da União.

    E para que não haja qualquer sombra de dúvida sobre a integridade de minhas palavras, é um dos projetos mais importantes da #Agenda2030 pois, decretará definivamente a extinção do uso de “santinhos” nas campanhas eleitorais, utilizando somente dos meios digitais nas próximas eleições âmbito nacional e internacional.

    Gostaria de ser convidado a integrar um grupo de Legisladores intelectuais para juntos, elaborarmos projetos, cuja finalidade será o aperfeiçoamento de nossa Constituinte que em minha opinião já está totalmente obsoleta. Juntos tornaremos nossa pátria mais respeitada quando nossos intelectuais forem fazer o uso da palavra na mesa de reunião da Nova Ordem Mundial.

    Transmitam esta mensagem aos líderes responsáveis ​​por esta nobre causa. Pois até agora, o governo do Brasil se comporta totalmente omisso quanto ao compromisso com a preservação ambiental e a sustentabilidade. Tanto que enviei esta mesma mensagem a outros líderes legisladores pertencentes a União Européia. Obrigado e meu respeito à todos pela atenção dos irmãos dos graus inferiores.
    My contact: +55(35)9.9752-2129
    e-mail:tarleimartins@hotmail.com
    Saudações à todos! Paz e Bem. 🤝
    #TheRoyalFamily #ONU
    #TheGreatReset #Sustentabilyt
    #Tecnology #Nature #Climate #Cience #WorldEconomicForum

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s