Edital para Seleção de Soluções Inovadoras recebe cerca de 100 projetos

Resultado será divulgado até o dia 17 de julho e em agosto será realizado um seminário on-line para apresentação das propostas, com um painel sobre investimentos sociais sustentáveis

O Edital para Seleção de Soluções Inovadoras para Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, lançado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), recebeu cerca de 100 projetos. A chamada pública ficou aberta entre os dias 4 de maio e 4 de junho. O comitê de curadoria trabalha agora na seleção das propostas e o resultado será divulgado até o dia 17 de julho.

As soluções inovadoras escolhidas receberão como prêmio mentoria técnica com profissionais especializados em negócios sociais, oferecida pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE Sampa) e pelo Sistema B. “A segunda edição do Seminário Soluções Inovadoras é uma iniciativa super importante para fomentar a implementação dos ODS no Brasil, principalmente nos locais onde políticas públicas de inclusão social e sustentabilidade dificilmente chegam. Dessa forma, a premiação com parceiros com mentorias auxilia na capacitação dos projetos selecionados, ampliando as possibilidades de receberem investimentos”, afirma Carolina Mattar, coordenadora executiva do IDS.

As sessões de mentoria serão específicas sobre os desafios que cada projeto está vivendo. De modo geral, serão seis sessões que abordarão as boas práticas de mercado e crescimento potencial, com foco em captação de recursos e parcerias estratégias de execução, seguindo os padrões de execução do Programa de Fortalecimento de Negócios e Tração de Mercado do programa Geeen Sampa.

Seminário – No dia 6 de agosto, será realizado um seminário on-line para apresentação dos selecionados no edital e também um painel sobre investimentos sociais sustentáveis. As sessões de mentoria ocorrerão após o evento, entre os meses de agosto e outubro. Em novembro, haverá uma rodada de negócios para aproximar as soluções escolhidas de potenciais parceiros e apoiadores, fundações privadas e gestores/as públicos/as que queiram apoiar ou investir nas práticas vencedoras. Todo o processo é gratuito.

O II Seminário de Soluções Inovadoras tem o financiamento da União Europeia e é uma das atividades do projeto do GT Agenda 2030. As inovações contempladas também farão parte de uma publicação para que ganhem ainda mais visibilidade e conhecimento do público em geral. Puderam participar do edital organizações da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, de qualquer região do Brasil, bem como instituições de pesquisa e grupos informais ou coletivos, que tenham como meta o alcance dos ODS. Na primeira edição, realizada em 2019, foram selecionadas dez ideias inovadoras com impacto na vida de habitantes das mais variadas regiões do país.

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s