Conheça todos os cards e acesse os vídeos da série Covid-19 e os ODS

Objetivo foi mostrar, em linguagem acessível, como cada um dos 17 Objetivos Globais se relaciona com a pandemia

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) publicou em suas mídias sociais, entre os meses de abril, maio e junho, a série de cards e vídeos Covid-19 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a proposta de mostrar a relação da pandemia com cada um dos 17 Objetivos Globais e apontar possíveis soluções para resolver/atenuar os problemas que surgiram ou se acentuaram como o novo coronavírus.

Cada card é acompanhado por um vídeo em que um/a especialista comenta sobre a relação da Covid-19 com um ODS específico. Os vídeos foram publicados no IGTV e no YouTube. Aproveitamos para agradecer mais uma vez às pessoas que gentilmente colaboraram com este projeto.

Confira abaixo os 17 cards com suas respectivas legendas e links das publicações no Facebook, Instagram e Twitter, bem como os links de cada vídeo no IGTV e no YouTube.

Responder à Covid-19 exige distanciamento social e diminuição das atividades econômicas, mas a perda de renda pode ser compensada por medidas governamentais inclusivas. Em 2018, 13,5 milhões de brasileiros e brasileiras (6,5%) viviam com menos de R$ 145 ou US$ 1,90 ao dia, ou seja, em condição de extrema pobreza. A renda mínima emergencial vai ajudar até 70 milhões de pessoas por três meses apenas. Ela precisa se tornar permanente e não deixar ninguém para trás.

#GTAgenda2030 #ODS1 #Pobreza #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook: https://bit.ly/2BmXVL6
Instagram: https://bit.ly/2YLx0QZ
Twitter:https://bit.ly/2Y9TT1s
Vídeo: Francisco Menezes (ActionAid/Ibase)
– IGTV:https://bit.ly/2BmsksB
– YouTube:https://youtu.be/MjYwhyf8J9I)

Para enfrentar a pandemia da Covid-19 precisamos produzir e a distribuir alimentos saudáveis. Por isso, o Estado brasileiro deve continuar promovendo a agricultura sustentável e oferecer condições para que a população mais vulnerável possa atravessar o período de isolamento social tendo acesso a alimentos seguros, nutritivos e suficientes, como foi acordado na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

#GTAgenda2030 #ODS2 #FomeZero #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebookhttps://bit.ly/2ADQ63GInstagram:https://bit.ly/2CdMYvy
Twitter:https://bit.ly/3efHoH5
Vídeo: Francisco Menezes (ActionAid/Ibase)
– IGTV:https://bit.ly/2BmsksB
– YouTube:https://youtu.be/MjYwhyf8J9I)

A prevenção é a melhor estratégia para enfrentar o novo coronavírus, por meio do isolamento social, higienização correta das mãos e uso de máscaras. O Sistema Único de Saúde (SUS), que atende cerca de 70% dos brasileiros e brasileiras, precisa ser fortalecido e adequadamente financiado. O SUS mostrou sua importância. A saúde pública, de qualidade e acessível, é um direito constitucional que precisa ser preservado. Apoiar o SUS é essencial para alcançarmos o Objetivo 3 da Agenda 2030 – Saúde e bem-estar.

#GTAgenda2030 #ODS3 #Saúde #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/3d9X39P
Instagram:https://bit.ly/3d8f9c8
Twitter:https://bit.ly/3e93E5w
Vídeo: Laura Cury (ACT Promoção da Saúde)
– IGTV:https://bit.ly/2Y9VG6G
– YouTube: https://youtu.be/eKND8BT_5QU

Com alunos e alunas fora da escola, soluções complementares de aprendizagem a distância precisam chegar com qualidade para todos e todas. E considerar que quem vive em situação mais vulnerável, fora do mundo digital, tem menos oportunidades para se desenvolver neste período. Continuar fornecendo a merenda também é essencial para que crianças e adolescentes tenham segurança alimentar. Nestes guias podem ser encontradas informações confiáveis: wp.me/p6rGkP-1qJ.

#GTAgenda2030 #ODS4 #Educação #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebookhttps://bit.ly/3hBBsue
Instagram:https://bit.ly/37H0WSz/
Twitter:https://bit.ly/2YaMjDO
Vídeo: Andressa Pellanda (Campanha Nacional pelo Direito à Educação)
– IGTV: https://bit.ly/30UT668
– YouTube: https://youtu.be/3NDytRnKC8k

A pandemia da Covid-19 atinge homens e mulheres de forma diferenciada. No caso das mulheres, além do aumento da carga de trabalho doméstico e de cuidados com idosos e crianças, o confinamento pode aumentar a violência. Por isso, estratégias de redução da violência doméstica devem ser implementadas durante esta pandemia.

#GTAgenda2030 #ODS5 #IgualdadeDeGenero #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebookhttps://bit.ly/3hHsTyb
Instagramhttps://bit.ly/3hFCc1p
Twitterhttps://bit.ly/3eflbca
Vídeo: Viviana Santiago (Plan International Brasil)
– IGTV: https://bit.ly/2zJrRk3
– YouTube: https://youtu.be/wiLPltjPGdA

No Brasil, muitos brasileiros e brasileiras têm acesso precário a água potável. Isso torna mais difícil a adesão da população às medidas de higiene exigidas para a prevenção do novo coronavírus, assim como o alcance do ODS 6 – Água limpa e saneamento. A disponibilidade e a gestão sustentável da água são essenciais para a saúde de todos e todas.

#GTAgenda2030 #ODS6 #AguaESaneamento #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/30QLIZH
Instagram: https://bit.ly/2CnAuln
Twitter:https://bit.ly/2AD0853
Vídeo: Guilherme Checco (Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS)
– IGTV: https://bit.ly/2YcIxK9
– YouTube: https://youtu.be/E-7qGRkeq00

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 7 prevê o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos. No atual contexto de pandemia da Covid-19, as unidades de saúde dependem diretamente deste insumo para atender a população de forma rápida e adequada. Além disso, as pessoas também precisam ter a garantia de fornecimento ininterrupto para que possam ficar em casa, praticando assim o isolamento social tão necessário para evitar a disseminação do novo coronavírus.

#GTAgenda2030 #ODS7 #Energia #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/2YLDwXX
Instagram:https://bit.ly/30QOnCJ
Twitter:https://bit.ly/2zML1We
Vídeo: Clauber Leite (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec)
– IGTV:https://bit.ly/2AQDjLd
– YouTube: https://youtu.be/0ATKdmnvawg

A pandemia da Covid-19 exige medidas urgentes para evitar o aumento do desemprego nos países. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) defende a proteção às/aos trabalhadoras(es) no local de trabalho, o estímulo à economia e ao emprego; e o apoio aos postos de trabalho e renda. É importante ampliar a proteção social e a implementação de medidas que garantam a manutenção de empregos.

#GTAgenda2030 #ODS8 #Emprego #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/2CbxMiv
Instagram:https://bit.ly/2CnDCxD
Twitter:https://bit.ly/2ADWPKY
Vídeo: Mauri Cruz (Associação Brasileira de ONGs – Abong)
– IGTV: https://bit.ly/30XclMu
– YouTube: https://youtu.be/sX5n4QOK4qg

Pesquisa e inovação médica e tecnológica são fundamentais para que possamos compreender a Covid-19 e suas consequências e buscarmos soluções. Precisamos descobrir materiais, testes médicos, vacinas e tratamentos terapêuticos para garantirmos o direito à saúde das pessoas. A promoção de infraestruturas sustentáveis também é importante para a retomada do crescimento econômico, com foco no bem-estar humano, para que ninguém seja deixado para trás.

#GTAgenda2030 #ODS9 #Inovação #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebookhttps://bit.ly/2AJbx2S
Instagram:https://bit.ly/2WHSFK6
Twitter:https://bit.ly/2X5WrvO
Vídeo: Franklin Félix (Associação Brasileira de ONGs – Abong)
– IGTV: https://bit.ly/3edsTUd
– YouTube: https://youtu.be/d9Pu8nPr4uc

A pandemia pode aprofundar as desigualdades no acesso à nutrição, à saúde, à aprendizagem, a recursos como água potável e energia elétrica, ao emprego digno e à moradia, entre tantos outros problemas. As respostas políticas precisam garantir os princípios de inclusão e equidade para que as pessoas mais vulneráveis e pobres possam atravessar esta crise com dignidade.

#GTAgenda2030 #ODS10 #Desigualdade #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebookhttps://bit.ly/2ypODg9
Instagram:https://www.instagram.com/p/CAfWKoujIxE/
Twitter:https://bit.ly/3ggHiQU
Vídeo: Katia Maia (Oxfam Brasil)
– IGTV: https://bit.ly/3hEUP5w
– YouTube: https://youtu.be/Je9bgMksdJc

Pessoas que moram em favelas ou em periferias pobres estão mais expostas à Covid-19 devido à alta densidade populacional, aos domicílios precários e à falta de água e de saneamento básico, por isso precisam de um olhar especial. A pandemia acentuou problemas históricos vividos nesses locais. Para termos um mundo verdadeiramente sustentável, precisamos tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

#GTAgenda2030 #ODS11 #Cidades #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/3gkJFT7
Instagram:https://bit.ly/2YcIg9V
Twitterhttps://bit.ly/3go7PMe
Vídeo: Vitor Mihessen (Casa Fluminense)
– IGTV: https://bit.ly/3dhLiOl
– YouTube:https://youtu.be/gEGZniEcPxU

É necessário evitar o desperdício de alimentos considerando sobretudo que muitas pessoas não têm o que comer. Compras públicas sustentáveis devem priorizar, sempre que possível, fornecedores locais e comprometidos com as diretrizes da produção e consumo responsáveis, incluindo o manejo ambientalmente saudável de todos os resíduos, sempre que possível.

#GTAgenda2030 #ODS12 #ConsumoSustentável #ProduçãoSustentável #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/3ewPECA
Instagram:https://bit.ly/2TTRwgO
Twitterhttps://bit.ly/3gJyqDU
Vídeo: Francisca (Xica) da Silva (Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES)
– IGTV: https://bit.ly/3hFJour
– YouTube: https://youtu.be/cqiXU3TQlwk

A redução da atividade econômica em decorrência da pandemia da Covid-19 provocou reduções localizadas na poluição e melhoria da qualidade do ar. Porém, segundo a World Meteorological Organization (WMO), ainda é muito cedo para avaliar as implicações para as concentrações de gases de efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas no longo prazo. Não podemos, neste momento, deixar de lado nosso compromisso com a ação climática.

#GTAgenda2030 #ODS13 #AçãoClimática #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/2XOrxsc
Instagram:https://bit.ly/2z13azc
Twitter:https://bit.ly/2XRwGjj
Vídeo: Alice Junqueira (Coletivo Clímax Brasil)
– IGTV: https://bit.ly/2AN9ATm
– YouTubehttps://youtu.be/eL-VsoWLlmY

A integridade do ecossistema muito nos diz sobre a saúde e o desenvolvimento humano. Mudanças promovidas no meio ambiente podem favorecer o aparecimento de doenças. Por outro lado, este mesmo ecossistema pode nos ajudar a controlar várias patologias. Do mar, por exemplo, podem ser retiradas matérias-primas para diversos medicamentos. Vamos cuidar e proteger, reduzindo a poluição e enfrentando os impactos da acidificação dos oceanos.

#GTAgenda2030 #ODS14 #Oceanos #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook: https://bit.ly/2Mxlymf
Instagram: https://bit.ly/3cDtf58
Twitter: https://bit.ly/2AEsdZg
Vídeo: Marizelha Lopes (Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP)
– IGTV: https://bit.ly/37MIHej
– YouTubehttps://youtu.be/WEp2Ej30MYE

A pandemia da Covid-19 nos fez pensar em que tipo de planeta estamos deixando para as futuras gerações. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnud), é fundamental garantirmos um futuro saudável, seguro e mais resiliente às ameaças globais, principalmente para as crianças. Os impactos da mudança climática e a redução dos ecossistemas são preocupantes, por isso precisamos assegurar a conservação, recuperação e o uso sustentável de ecossistemas terrestres, em especial as florestas.

#GTAgenda2030 #ODS15 #Florestas #Biodiversidade #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/3f6T9Qd
Instagram:https://bit.ly/37iaMd3
Twitter: https://bit.ly/3eZFGtA
Vídeo: Cláudio Maretti (especialista em conservação da natureza e desenvolvimento sustentável)– IGTV:https://bit.ly/3hE3IfK
– YouTube:https://youtu.be/sPU5NN7QOQ8

A crise gerada pelo novo coronavírus tem mostrado que a adoção de medidas eficazes contra a Covid-19 precisa andar lado a lado com a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, do acesso à justiça para todas e todos e com a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Só assim conseguiremos assegurar os direitos humanos universais, incluindo o direito inalienável à saúde.

#GTAgenda2030 #ODS16 #DireitosHumanos #Justiça #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/3cTBQAQ
Instagram:https://bit.ly/2UEHvUX
Twitterhttps://bit.ly/2MQNkun
Vídeo: Welinton Pereira (Visão Mundial)
– IGTV: https://bit.ly/3hPF63U
– YouTube:https://youtu.be/32Ol3GQQSeU

Muitos esforços têm sido feitos pelos países no sentido de limitar a disseminação da Covid-19, cuidar dos doentes e prevenir mortes. Mas essas iniciativas não podem ser isoladas. A cooperação internacional é urgente para que tenhamos uma resposta global não apenas na dimensão da saúde pública. Precisamos garantir que as pessoas mais afetadas social e economicamente pela pandemia recebam ajuda, como mulheres (principalmente negras, quilombolas e indígenas), idosos, crianças e pessoas de baixa renda.

#GTAgenda2030 #ODS17 #Cooperação #Financiamento #Covid19 #NãoDeixeNinguémParaTrás #FiqueEmCasa

Facebook:https://bit.ly/2zBMn5Y
Instagram:https://bit.ly/2Y4iODv
Twitterhttps://bit.ly/3ecp4Pe
Vídeo: Claudio Fernandes (Gestos/GT Agenda 2030)
– IGTV: https://bit.ly/3fyr3Ob
– YouTube: https://youtu.be/ilQMFD4GJEY

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s