GT Agenda 2030 dá as boas-vindas ao Instituto Physis – Cultura & Ambiente

Organização tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade sustentável fortalecendo e fomentando a democracia, a justiça, a equidade, a educação, a cultura e o meio ambiente

O Instituto Physis – Cultura & Ambiente é o mais novo membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030). A organização, fundada em 1991, tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, fortalecendo e fomentando a democracia, a justiça, a equidade, a educação, a cultura e o meio ambiente.

O nome Physis tem origem na Grécia antiga e designa aquilo que por si brota, se abre, emerge, o desabrochar que surge por si próprio. O céu e a terra, a pedra, a planta, o animal, os seres humanos e os deuses pertencem à Physis. Não há separação entre o meio e o ser humano, a natureza e o divino, a cultura e o ambiente.

Desde que foi fundado, o Physis prioriza em seus projetos a educação ambiental, a participação social, a pesquisa e a produção de conhecimento. Neste sentido, o instituto desenvolve projetos educacionais em conjunto com instituições de ensino e é parceiro de Unidades de Conservação (UC’s). Além disso, acumula participação em várias instâncias de controle social de Políticas Públicas e em diversas redes. Dedica-se à capacitação de pessoas, presta consultoria e assessoria em implantação de Turismo Sustentável de Base Comunitária, realiza encontros, palestras, cursos, exposições e viagens para vivências em campo, publica artigos e livros.

“Entendemos que a Agenda 2030 confere uma oportunidade para que pessoas e organizações, valendo-se de suas experiências em mecanismos participativos, possam contribuir, com base na ética do cuidado com a vida, com as transformações necessárias para o marco das sociedades sustentáveis e democráticas, que exercem direitos, e se comprometem com deveres e responsabilidades com as gerações presente e futuras”, diz Zysman Neiman, presidente do Conselho Curador do Instituto Physis.

Segundo ele, ao ingressar no GT Agenda 2030, a organização se propõe a colaborar com os temas Educação Ambiental e Cadeias Produtivas Sustentáveis, abarcando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 16 e 17. “Temos grande experiência em debates e elaboração de políticas públicas nessas áreas, sendo que alguns de nossos membros são acadêmicos e pesquisadores conceituados. Estamos gratos e felizes em poder participar dessa construção”, completa Zysman.

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s