Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres 2019 termina dia 10/12

Mobilização, que começou no dia 25/11, tem como objetivo engajar indivíduos e organizações na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas
Termina na próxima terça-feira (10/12), Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A iniciativa, que é anual e de abrangência internacional, teve início no dia 25/11, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e tem como objetivo mobilizar indivíduos e organizações para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra mulheres e meninas.
A ação foi iniciada em 1991 por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres e este ano conta com o apoio da campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030”, lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres. A UNA-SE pede ações globais para aumentar a conscientização, estimular esforços de defesa e compartilhar conhecimentos e inovações para que possamos atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5, que prevê alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. O tema é “Pinte o mundo de laranja: geração de igualdade contra o estupro”.
O estupro é uma prática universal enraizada na cultura machista e patriarcal que continua a generalizar e a normalizar a violência sexual contra mulheres e meninas. Infelizmente ainda há muita impunidade entre os agressores, estigmatização e silenciamento entre as vítimas, o que dificulta a consolidação de estatísticas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2018 foram computados 66.041 casos de violência sexual, o maior número já registrado – 180 estupros por dia.
No país, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres 2019 vem contando com uma ampla programação de seminários, conferências, painéis e encontros. No próximo dia 9, em Brasília, estão programadas a sessão de debate temático em celebração ao Dia Internacional de Direitos Humanos e População Negra e a solenidade de abertura do Seminário 25 anos da Convenção de Belém do Pará, que acontece no dia 10.
Acesse peças para redes sociais e vídeos e participe você também da campanha UNA-SE com as hashtags #PinteOMundoDeLaranja e #GeraçãoIgualdade.
Com informações da ONU Mulheres.
Ilustração: ONU Mulheres
Leia também:
- Ministra Nísia Trindade cita Agenda 2030 em discurso na OMS
- O que muda para a América Latina depois do Fórum de financiamento para o desenvolvimento da ONU?
- Aditamento de Edital – Abertura de Novo Prazo
- Desenvolvimento sustentável e saúde na América Latina é tema de webinário do Cris/Fiocruz
- (sem título)