GT Agenda 2030 dá as boas-vindas ao Instituto 5 Elementos

Organização tem como propósito semear conceitos e práticas voltadas à educação para a sustentabilidade
O Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade é o mais novo membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030). Trata-se de uma organização da sociedade civil fundada em 1993, em São Paulo, com o propósito de semear conceitos e práticas voltadas à sustentabilidade. Todas as ações educadoras do Instituto são orientadas pelos princípios expressos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, na Carta da Terra e na Carta das Cidades Educadoras.
“O Instituto 5 Elementos, com 26 anos de existência sempre atuando na área de educação para a sustentabilidade, compreende a importância da força da sociedade civil para implantação e enraizamento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, e aqui estamos nós, na contínua resistência em construir uma sociedade justa e sustentável para todos os seres vivos que habitam a Terra”, destaca Mônica Borba, gestora institucional.
O 5 Elementos trabalha com organizações públicas e privadas com o intuito de construir conjuntamente projetos e soluções que orientem a consolidação de uma sociedade sustentável. Tem como valores o respeito à vida e à diversidade; a colaboração cidadã e intersetorial; transparência e responsabilidade mútua; ética e criatividade.
Ao longo de sua trajetória, a organização desenvolveu uma série de projetos nas áreas de água, alimentação e biodiversidade, formação em educação para sustentabilidade, cidades educadoras, consumo sustentável e criança e meio ambiente.
Desde 2017, o Instituto realiza o Prêmio Desafio 2030 – Escolas transformando o mundo, que busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos educativos alinhados com os desafios apresentados nos 17 ODS. O Prêmio contempla tanto escolas públicas quanto particulares de educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, ensino médio e profissionalizante e também de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
O Prêmio Desafio 2030 já teve três edições envolvendo escolas da Região Metropolitana de São Paulo. Agora, a premiação será realizada por mais 11 anos, de 2020 a 2030, com o objetivo de envolver milhares de escolas na agenda dos 17 ODS. A ideia, segundo a organização, é ampliar a iniciativa para outras regiões e municípios brasileiros, conforme articulação de parcerias. Acesse o site www.5elementos.org.br e as redes sociais da organização (Facebook, Twitter e Instagram) para saber mais.
Acesse aqui a lista completa de membros do GT Agenda 2030.
Leia também:
- Ministra Nísia Trindade cita Agenda 2030 em discurso na OMS
- O que muda para a América Latina depois do Fórum de financiamento para o desenvolvimento da ONU?
- Aditamento de Edital – Abertura de Novo Prazo
- Desenvolvimento sustentável e saúde na América Latina é tema de webinário do Cris/Fiocruz
- (sem título)

Tenho muito orgulho de todos que atua nestes direcionamentos e parabéns!
CurtirCurtir