GT Agenda 2030 e Gestos chamam recifenses para ação global pelo clima

Mobilização ocorrerá nesta sexta (20/09) às 9h no bairro das Graças, na esteira da Greve Mundial capitaneada pelo movimento Fridays for Future, criado pela sueca Greta Thunberg

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e a ONG pernambucana Gestos estão convocando a população recifense para uma ação global pelo clima. A mobilização acontecerá nesta sexta-feira (20/09), às 9h, na Avenida Rui Barbosa esquina com a Rua Amélia, no bairro das Graças, envolvendo pedestres e motoristas. Haverá um abraço simbólico no Rio Capibaribe e serão distribuídos panfletos alertando que a emergência climática não é fake news.

A ideia é exigir dos governantes e tomadores de decisões ações urgentes para evitar o colapso do clima, que promovam uma transição justa para as energias renováveis, a redução de 50% das emissões de carbono e a limitação do aquecimento global a 1,5°C até 2030. Na Agenda 2030, o combate às mudanças climáticas é o foco do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que prevê a tomada de medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

“A biodiversidade é a alma da nossa casa. Quando ela é poluída, aviltada e queimada, falta segurança alimentar, água, qualidade no ar. Temos que aprender a crescer economicamente sem degradar o Brasil e a vida das gerações futuras”, diz a coordenadora geral da Gestos e uma das cofacilitadoras do GT Agenda 2030, Alessandra Nilo.

A atividade no Recife, que tem o apoio da Rede ODS Brasil, soma-se a outras marcadas para ocorrer em várias regiões do Brasil e do mundo, na esteira da Greve Mundial pelo Clima (Climate Strike), capitaneada pelo movimento Fridays for Future, criado pela jovem sueca Greta Thunberg. À tarde, às 16h, o grupo se junta ao ato convocado pelas centrais sindicais, Coalizão pelo Clima e frentes populares, na Praça do Derby, que unirá as pautas ambientais à defesa dos direitos trabalhistas, da aposentadoria e contra o desemprego. No mesmo horário, o GT Agenda 2030 também participa do tuitaço nacional pela crise do clima.

Sobre o GT Agenda 2030 – Coalizão formada por mais de 40 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras que atuam no seguimento da implementação e monitoramento da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), construídos sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). É cofacilitado pelas ONGs ACT Promoção da Saúde; Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero; e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

Sobre a Gestos – Organização filantrópica fundada em 1993 pelo sociólogo Acioli Neto, a jornalista Alessandra Nilo, a socióloga Márcia Andrade e a assistente social Silvia Dantas. Tem como missão o fortalecimento dos direitos humanos, sociais, econômicos, culturais e ambientais como forma de contribuir com a superação do HIV e da Aids e com a  construção de sociedades democráticas, equitativas e de paz.

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s