Relatório Luz 2019 é apresentado em seminário da Delegação da União Europeia no Brasil sobre a Agenda 2030

Representantes do GT Agenda 2030 participaram ativamente do evento que discutiu em Brasília os avanços e desafios da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país

O III Relatório Luz da Sociedade Civil para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável foi apresentado nesta terça-feira (10) em Brasília, durante o Seminário Avanços e Desafios na Implementação da Agenda 2030: O papel dos diferentes atores. O evento, que aconteceu em Brasília, foi promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

A apresentação da publicação foi feita pelo economista e consultor do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), Claudio Fernandes. “O Brasil é um país de crescimento arrastado. Historicamente dependente da exportação agrícola e com baixo retorno nos investimentos públicos. Precisa de novas soluções, investir em tecnologias, P&D e educação. A Agenda 2030 propõe a soluções para mudar este quadro”, disse Claudio.

O Relatório Luz 2019 está disponível para download gratuito e organizações interessadas em subscrever a publicação podem registrar seu apoio aqui.

O GT Agenda 2030 também esteve representado no dispositivo de abertura do Seminário, por meio da coordenadora geral da Gestos e uma das cofacilitadoras do GT, Alessandra Nilo, juntamente com o embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez; o secretário especial de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Iury Ribeiro; o coordenador do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic; e o encarregado de Negócios da Embaixada da França, Gilles Pécassou.

Além disso, representantes de duas organizações integrantes do GT Agenda 2030 participaram da mesa “Os desafios futuros para a implementação da Agenda 2030 no Brasil: O papel de diferentes atores”: Suelaine Carneiro, do Geledés Instituto da Mulher Negra, na coordenação da mesa; e Francisco Menezes, do ActionAid Brasil, como um dos expositores. “Não temos 17 objetivos isolados. Assim como os direitos, os ODS são indissociáveis e só serão alcançados se implementados articuladamente. Estamos preocupados, pois o governo federal não está engajado e suas praticas são contrárias à Agenda 2030”, disparou Francisco, que também destacou em sua fala a essencialidade da sociedade civil para a implementação dos objetivos globais no Brasil.

Estavam presentes, ainda, representantes da ACT Promoção da Saúde (Fabiana Fregona e Laura Cury); da ARTIGO 19 (Joara Marchezini); do Instituto Democracia e Sustentabilidade – IDS (Carolina Mattar); e da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento – REBRAPD, Richarlls Martins.

Da esquerda para a direita: Fabiana Fregona (ACT), Suelaine Carneiro (Geledés), Joara Marchezini (ARTIGO 19), Francisco Menezes (ActionAid), Carolina Mattar (IDS), Denise Verdade (União Europeia), Claudio Fernandes (GT Agenda 2030), Alessandra Nilo (Gestos), Richarlls Martins (REBRAPD) e Laura Cury (ACT)

Na quarta (11), a Delegação da União Europeia no Brasil realizou o Seminário-Consulta “Novos Desafios e Caminhos para a Sociedade Civil Brasileira”, com o objetivo de apresentar contribuições das organizações da sociedade civil brasileira para subsidiar a construção do documento estratégico Roteiro-País 2020-2025 para o Brasil. Entre os temas abordados estavam os direitos humanos, as desigualdades, o meio ambiente e o clima e o ambiente favorável à sociedade civil. Desta vez, outra integrante do GT Agenda 2030, Viviana Santiago (Plan International Brasil) coordenou a mesa temática “Novos desafios e caminhos para a democracia brasileira”.

Leia também:

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é a-uniacc83o-europeia-apoia-o-grupo-de-trabalho-da-sociedade-civil-para-a-agenda-2030.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s