Belo Horizonte recebe encontro sobre agenda de sustentabilidade e economia solidária

Organizado pelo GT Agenda 2030, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária e o Instituto Democracia e Sustentabilidade, com apoio da organização Moradia e Cidadania, debate acontecerá na próxima quarta-feira (21/08)

Em seu objetivo de número 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis) a Agenda 2030, plano de ação global ratificado por 193 países – inclusive o Brasil, na ONU em 2015 – para promover o bem-estar geral da população mundial e do planeta nos próximos 11 anos, estabelece como compromisso para governos, iniciativa privada e sociedade uma readequação dos sistemas de produção de bens e de consumo. Entre as recomendações para o alcance do desenvolvimento sustentável está evitar o que causa desperdício, o volume exagerado de lixo e o uso de recursos naturais maior do que o necessário. E assim produzir e consumir apenas o que necessitamos para interferir positivamente nas nossas cidades e nosso planeta.

Este é também é o objetivo da economia solidária. Por isso este sistema de produção, comercialização e consumo será um dos temas discutidos durante o debate público promovido pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o GT Agenda 2030, marcado para a próxima quarta-feira, dia 21 de agosto, em Belo Horizonte. O encontro vai acontecer no Campus João Pinheiro 2, do Centro Universitário Una, que fica na Av. João Pinheiro, 580, no Bairro Funcionários. O debate será das 8h30 às 16h.

“Economia solidária é uma forma de corrente do bem. Uma modalidade que deve ser encarada como inovação pela capacidade de gerar trabalho e inclusão, que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra os produtos que fazem parte de toda cadeia. E a Agenda 2030 nos chama a atenção e nos pede isso: para que alimentemos e cultivemos o respeito à natureza, à cooperação e ao comércio justo, por exemplo, pondo fim ao abuso de recursos naturais – que são findáveis – e ao volume de lixo que geramos pelo consumo desenfreado – forma dominante que empregamos na atualidade”, explica Francisca Maria da Silva, representante da coordenação do FBES, uma das organizações associadas ao GT Agenda 2030.

O debate está sendo organizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), entidade facilitadora do GT, com apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e da ONG Moradia e Cidadania – que é responsável por iniciativas como: educação, geração de trabalho e renda e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda em vários pontos do país – e do próprio Centro Universitário Una. Os interessados em participar do evento devem se inscrever, gratuitamente, pelo link https://tinyurl.com/seminario-ods-mg.

Este encontro faz parte de um projeto financiado pela União Europeia, que levou uma série de ações e programações a diversas regiões do país, desde abril, com o objetivo de difundir e ampliar a implementação da Agenda 2030. Além de debates públicos, foram produzidas oficinas práticas que mostraram como as cidades devem usar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parâmetros de resultado eficiente a se alcançar na hora de definir projetos que trarão benefícios à população. E como os tribunais de contas de estados e municípios também devem usar estas metas como medida para atestar se as políticas públicas adotadas têm sido realmente eficazes.

As oficinas passaram pelos estados de Pernambuco, Maranhão, Santa Catarina, Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará e Roraima. O encerramento acontecerá no fim do mês, no Mato Grosso. Os debates aconteceram em Porto Alegre, Recife, Brasília e Belém. Belo Horizonte encerra o cronograma itinerante nacional.

O GT Agenda 2030 é uma coalizão com mais de 40 ONGs, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras responsável pela difusão, promoção e monitoramento da implementação dos ODS no país, criado em setembro de 2015.

Serviço:
“I Seminário e Debate público sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária”
Data: 21 de agosto de 2019
Horário: 8h30 às 16 horas
Local: UNA BH – Campus João Pinheiro 2 – Av. João Pinheiro, 580, Funcionários/ Belo Horizonte –MG
Inscrições: https://tinyurl.com/seminario-ods-mg

Leia também:

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é a-uniacc83o-europeia-apoia-o-grupo-de-trabalho-da-sociedade-civil-para-a-agenda-2030.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s