No Pará, organizações da Região Norte avaliam e definem estratégias para implementação da agenda do desenvolvimento sustentável

Belém sediará debate e oficina prática, promovidos pelo GT Agenda 2030, em que participantes vão conhecer trabalho considerado modelo e apontar outras soluções

Nos dias 8 e 9 de agosto, representantes de entidades civis e de governos do Norte do país terão a oportunidade de avaliar como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que baseiam a chamada Agenda 2030, estão sendo adotados – na prática – na região, saber quais são os maiores desafios do cumprimento destas metas e também conhecer formas de introduzi-las no dia a dia das cidades. Dois eventos, uma oficina prática e um debate, serão realizados em Belém, organizados pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o GT Agenda 2030.

O debate, aberto ao público, será no dia 09/08 e vai acontecer no Auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), na Travessa Antônio Baena, 1113 (esquina com a Av. Almirante Barroso), das 8h30 às 12h30. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo email: alicejtc@gmail.com, até o dia 5 de agosto. Basta aos interessados informar o nome completo, CPF, RG, telefone e endereço eletrônico. Haverá uma seleção dos participantes por ordem de recebimento dos pedidos e mediante confirmação, para respeitar a capacidade do local do evento. O encontro será transmitido ao vivo, em tempo real, pela internet. Para acompanhá-lo será preciso acessar a página @gtagenda2030 no Facebook, no Instagram e no Twitter, para ter acesso ao link.

A ideia é difundir casos práticos, avaliar os cenários encontrados atualmente e verificar os desafios das cidades, estados e organizações e entidades civis que trabalham pelo cumprimento da agenda do desenvolvimento sustentável na Região Norte do país. Para isso, estão previstas três mesas redondas. Numa delas, será mostrada a experiência da Escola de Sustentabilidade de Juriti, projeto que capacita influenciadores com que têm ações sustentáveis, deste município paraense e seu entorno.

Um dia antes, na quinta-feira (8/08), são gestores dos municípios e representantes de entidades civis do Pará, que vão se reunir. Eles participarão da oficina prática que capacitará as cidades do estado a criar projetos e políticas públicas que beneficiem os seus moradores, alcançando o que está estabelecido no conjunto de compromissos da Agenda 2030, que miram alcançar a melhoria das condições econômicas, sociais e ambientais da população do mundo até o ano de 2030. O workshop é exclusivo para convidados(as) e acontecerá na sede do Tribunal de Contas do Pará, que fica na Travessa Quintino Bocaiúva, nº 1585 – Nazaré, também em Belém.

Na oficina o case a ser apresentado é o da Prefeitura de Barcarena (PA), trabalho considerado bem-sucedido e modelo nacional, desde que alinhou todos os planos e programas municipais aos princípios do desenvolvimento sustentável, por meio de ações conjuntas entre os poderes Executivo e o Legislativo, nos últimos sete anos. De lá para cá, o município é constantemente convidado a expor sua experiência em importantes eventos nacionais e internacionais relacionados à Agenda 2030 na realidade das cidades

“A proposta da oficina é trazer maior efetividade na condução das políticas públicas e, também, contribuir para que os entes federados respondam aos compromissos firmados pelo Brasil, a nível internacional, por conta da Agenda 2030. Sendo assim, este alinhamento é importante por significar não apenas uma melhoria na execução dos compromissos das cidades oferecendo instrumentos práticos aos gestores; mas principalmente por impactar diretamente na geração do objetivado desenvolvimento sustentável”, explicou Welinton Pereira, diretor de Advocacy da Visão Mundial e membro do GT Agenda 2030. 

Tanto um, quanto outro evento, estão sendo organizados pela Visão Mundial, entidade associada ao GT Agenda 2030 e terão a parceria da Rede ODS Brasil, um coletivo que defende fomentar a institucionalização da Agenda 2030 nos poderes Executivo e Legislativo, no Poder Judiciário e nos órgãos de controle e do Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB. No caso da oficina, ainda há a participação do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA); e do Instituto Rui Barbosa, associação civil que é referência nacional em controle externo.

Percorrendo o país – O GT Agenda 2030 é uma coalizão com mais de 40 ONGs, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras responsável pela difusão, promoção e monitoramento da implementação dos ODS no país. Desde abril, seus representantes e de outras instituições convidadas – especializados em formulação de políticas e prestação de contas públicas e em controle – estão percorrendo o país neste projeto amplo de capacitação. As oficinas mostram como as cidades ou organizações podem desenhar os serviços que oferecem à população, como medir a eficiência destes serviços e como ter melhores formas de apresentar os resultados destes projetos aos moradores.

As oficinas e debates realizados fazem parte de um projeto nacional, financiado pela União Europeia e já passaram por Pernambuco, Maranhão, Santa Catarina, Brasília, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Ainda neste mês, além do Pará, as visitas acontecerão a Roraima, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

SERVIÇO:
Oficina: “Alinhando as políticas públicas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”
Data: 8/08/2019
Horário: 9h às 16h
Local: TCE-PA – Travessa Quintino Bocaiúva, 1585 – Nazaré, Belém

Debate: “Diálogo Público sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Região Norte do Brasil”
Data: 9/08/2019
Horário:  8h30 às 12h30
Local: Auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) – Travessa Antônio Baena, 1113 (esquina com a Av. Almirante Barroso) – Belém

Leia também:

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é a-uniacc83o-europeia-apoia-o-grupo-de-trabalho-da-sociedade-civil-para-a-agenda-2030.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s