Como potencializar o apoio às causas de uma organização?

Curso oferecido pelo GT Agenda 2030 vai ensinar a lideranças de todo o Brasil as práticas de Advocacy para causas relacionadas aos ODS

Você ou sua organização querem saber como potencializar as causas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aumentar as chances delas terem mais impacto sobre a elaboração das políticas públicas? O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e a ACT Promoção da Saúde vão realizar um curso para ensinar técnicas que possibilitam tudo isso. As inscrições para a primeira turma do Curso de Advocacy para a Agenda 2030 na modalidade EAD, ensino a distância, estão abertas até o próximo dia 28 de julho. Os interessados devem se cadastrar acessando este link: https://tinyurl.com/advocacy-ead. Basta preencher as informações solicitadas.

“Advocacy engloba ações de pessoas ou grupos em defesa de uma causa e tem como objetivo influenciar na formulação e implementação de políticas públicas, pressionando autoridades, formuladores de agenda e tomadores de decisão para discussão e adoção das medidas necessárias para sanar ou atenuar problemas e necessidades existentes na sociedade”, explica Laura Cury, assessora de Relações Internacionais da ACT Promoção da Saúde, que coordena o projeto

O curso é gratuito e financiado pela União Europeia, que apoia o GT Agenda 2030 – coalizão formada por mais de 40 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras que atuam no seguimento da implementação e monitoramento da Agenda 2030.

Ele está dividido em quatro módulos de duas aulas cada um. A previsão é que as atividades se estendam do dia 1º até 30 de agosto.  As aulas têm duração, em média, de 15 a 20 minutos e são acrescidas de material complementar. Cem vagas estão disponíveis. A preferência é pela valorização da participação de mulheres, principalmente negras, quilombolas e indígenas.

Em junho, a ACT Promoção da Saúde e o GT Agenda 2030 realizaram uma atividade semelhante, só que na modalidade presencial. Ao longo de dois dias, reuniram representantes de dezenas de organizações de vários cantos do país para oficinas em Brasília. Uma das atividades foi a visita a gabinetes de deputados(as) e senadores(as), que serviu para que os participantes aprendessem na prática como abordar parlamentares para a defesa das mais diversas causas ligadas aos ODS. A ideia do curso é estimular entidades, movimentos e fundações civis a fazer advocacy de forma direta ou indireta.

Sobre a Agenda 2030 – A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, adotado em 2015 por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil. Possui 17 metas globais para fortalecer a paz universal e alcançar três objetivos extraordinários: 1) Erradicar a pobreza extrema; 2) Combater a desigualdade e a injustiça; e 3) Conter as mudanças climáticas.

Serviço:
Curso de Advocay EAD – GT Agenda 2030
Inscrições até 28 de julho
Link:  https://tinyurl.com/advocacy-ead

Leia também:

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é a-uniacc83o-europeia-apoia-o-grupo-de-trabalho-da-sociedade-civil-para-a-agenda-2030.jpg

2 Comentários

  • Síglia Simone

    Essa preocupação com o planeta e com o próximo, assim como, as chamadas minorias,nos fazem rever nossos conceitos, e também nos aperfeiçoarmos como seres humanos que somos. Essa iniciativa está de PARABÉNS!!!!

    Curtir

  • Vejo de grande importância essa preocupação com Ag 2030, principalmente quando temos o Gestor maior cujo suas metas são contrárias ao 17 ODS. Estou falando de ideologias e planos governamentais e não de um Partido Politico ou somente de Governo neoliberal… O Controle Social precisa ser revitalizado, precisamos voltar dizer quem somos, onde estamos e o que queremos. O Nordeste é Brasil também, precisamos de respeito, acesso e políticas Públicas para Inclusão Social.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s