ONU disponibiliza glossário sobre ODS 12: Consumo e produção responsáveis

Com a nova publicação já são sete documentos temáticos com definições sobre cada um dos objetivos da Agenda 2030
O Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil para a Agenda 2030 disponibilizou o “Glossário do ODS 12”, publicação que traz definições de temas relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 12: Consumo e produção responsáveis. O documento, elaborado com o apoio de Furnas Centrais Elétricas, empresa do grupo Eletrobrás, tem como objetivo subsidiar o debate sobre políticas públicas, de forma neutra, entre instituições e indivíduos.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), as definições e referências contidas no glossário foram organizadas de maneira colaborativa por especialistas da ONU. A ideia é que os conceitos sejam uma proposição inicial e não esgotar os temas apresentados.
“A série de glossários, um para cada ODS, tem como objetivo apresentar, de forma qualificada, definições internacionalmente acordadas, bem como aquelas observadas à realidade brasileira. O trabalho representa a continuidade da parceria entre o Sistema das Nações Unidas no Brasil e o governo federal para a implementação e transversalização da Agenda 2030 em todas as esferas governamentais e múltiplos setores interessados”, disse o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic.
O glossário do ODS 12 traz definições para termos como gestão sustentável e eficiente dos recursos naturais, manejo ambientalmente adequado, capacidades científicas e tecnológicas e cadeias de produção e abastecimento, entre outros.
“O ODS 12 é a referência mais relevante para organizações e indivíduos na temática de produção e consumo sustentáveis. O Glossário surge como uma ferramenta fundamental para a construção de um caminho mais fluido no alcance das metas deste ODS, alinhando discursos, uniformizando termos, entendimento e linguagem. Desta forma, também conseguimos garantir melhores métricas na avaliação do alcance das metas e no reporte de resultados”, comentou a oficial sênior de programas da ONU Meio Ambiente, Regina Cavini.
Com a nova publicação já são sete documentos temáticos com definições sobre cada um dos objetivos da Agenda 2030. A ONU já lançou glossários referentes aos seguintes ODS:
5
– Igualdade de Gênero;
6
– Água potável e saneamento;
7
– Energia limpa e acessível;
9
– Indústria, inovação e infraestrutura;
11
– Cidades e comunidades sustentáveis;
13
– Ação contra a mudança global do clima.
Com informações do Pnud Brasil.
Foto: Pnud Brasil/Divulgação.
Leia também:
- Ministra Nísia Trindade cita Agenda 2030 em discurso na OMS
- O que muda para a América Latina depois do Fórum de financiamento para o desenvolvimento da ONU?
- Aditamento de Edital – Abertura de Novo Prazo
- Desenvolvimento sustentável e saúde na América Latina é tema de webinário do Cris/Fiocruz
- (sem título)