ODS são tema de palestra em evento do Conselho Nacional do Ministério Público

Ação Estruturante debateu no Recife captação de recursos externos para incrementar orçamento da instituição
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) entraram de vez no radar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Uma das palestras da Ação Nacional Estruturante, evento realizado no Recife (PE) nos dias 6 e 7 de junho para debater a captação de recursos externos, foi justamente sobre este tema. Com o título “Desafios e oportunidades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil”, a exposição da coordenadora geral da Gestos e cofacilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da Agenda 2030 (GT Agenda 2030), Alessandra Nilo, abordou os principais conceitos dessa agenda global para uma plateia formada por membros e servidores de 24 unidades do Ministério Público brasileiro.
“Foi muito interessante essa experiência, pois a maioria conhecia pouco sobre a Agenda 2030. O Ministério Público está de parabéns por ter incluído na programação do evento um tema que é de fundamental importância, pois os ODS propõem um modelo de desenvolvimento voltado à prosperidade das pessoas, mas com respeito ao planeta e orientado pela paz e por parcerias multissetoriais”, comentou Alessandra.
O evento, que ocorreu no Centro Cultural Rossini Alves Couto, marca um momento em que o Ministério Público passa por uma redução de seus orçamentos, o que pode comprometer o importante trabalho de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. “Esse evento é um momento de troca de experiência e de conhecimentos, em que os MPs mostram aos outros como anda a arrecadação de recursos e quais caminhos podem ser trilhados para enfrentar esse momento de crise econômica”, afirmou o secretário-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Maviael Souza.
Além de incluir os ODS como um dos temas da Ação Nacional Estruturante, o CNMP adotou a Agenda 2030 como tema principal do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, que ocorrerá em agosto em Brasília. Segundo a assessora de Planejamento e Estratégia Organizacional do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Sueli Nascimento, o objetivo é fazer com que todas as unidades do MP alinhem seus planejamentos estratégicos aos ODS. “Se conseguirmos isso, estaremos contribuindo para melhorar a vida das pessoas”, diz Sueli.
Com informações do MPPE
Fotos: MPPE/Divulgação
Leia também:
- Agenda 2030 é tema de Programa na GloboNews
- Nota Pública do GT Agenda 2030: é fundamental fortalecer os Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Originários
- Ministra Nísia Trindade cita Agenda 2030 em discurso na OMS
- O que muda para a América Latina depois do Fórum de financiamento para o desenvolvimento da ONU?
- Aditamento de Edital – Abertura de Novo Prazo
