AVISO DE PAUTA: COLETIVA DE IMPRENSA

GT Agenda 2030 realiza nesta em Brasília segunda-feira (27/05), véspera da audiência pública no Congresso Nacional, reunião extraordinária para articular estratégias de enfrentamento às políticas do governo federal que descumprem as metas de desenvolvimento sustentável no Brasil

Representantes do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), coalização formada por mais de 40 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras, realizam nesta segunda-feira (27/05) uma reunião extraordinária, em Brasília, para articular estratégias de enfrentamento às políticas do governo federal que descumprem as metas de desenvolvimento sustentável no Brasil e para chamar a responsabilidade do Congresso Nacional em relação ao tema.  Cerca de 30 organizações já confirmaram presença. O encontro vai acontecer no Grand Bittar Hotel – Setor Hoteleiro Sul – Q. 5 – Asa Sul. Uma entrevista coletiva está marcada para as 14h no mesmo local.

Durante a entrevista, experts do GT vão denunciar o quanto as múltiplas crises vividas pelo governo federal afetam de maneira particular cada um dos ODS. “É com a Agenda 2030 sendo completamente rasgada que montamos uma agenda de ação e intervenção política para Brasília”, explica Alessandra Nilo, coordenadora geral da ONG Gestos e cofacilitadora do GT Agenda 2030. A reunião acontece no rastro das manifestações pró-Bolsonaro marcadas para o domingo (26).

No encontro também serão acertados os detalhes para finalização da edição 2019 do Relatório Luz, publicação que analisa a implementação da Agenda 2030 no Brasil a partir de dados oficiais e evidências, e mostra o que o país precisa fazer para cumprir o compromisso assumido junto à ONU de alcançar os 17 ODS. O relatório, assim como ocorreu em 2017 e 2018, será apresentado no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF, da sigla em inglês), que acontece de 9 a 18 de julho em Nova York. O governo brasileiro já anunciou, ao contrário do que foi acordado, que não apresentará o Relatório Voluntário Nacional (RNV) no HLPF deste ano.

A reunião antecede a audiência pública marcada para a terça-feira (28/05) na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, onde o GT também denunciará o desmonte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil e vai pressionar os deputados e as deputadas pela recriação da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS, que conta com cerca de 90 assinaturas, e cobrar deles e delas uma atuação mais alinhada a esses objetivos. Além dos parlamentares e dos representantes da sociedade civil, são esperados porta-vozes de instituições como o Instituto Ethos, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Universidade de Brasília (UnB) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Veja a lista de todas as organizações participantes do GT: https://gtagenda2030.org.br/quem-faz/.

Acesse os Relatórios Luz 2017 e 2018: https://gtagenda2030.org.br/biblioteca/relatorios-luz/.

Serviço:
Coletiva de imprensa GT Agenda 2030
Data: 27 de maio de 2019
Horário: 14h
Local: Grand Bittar Hotel (Setor Hoteleiro Sul – Q. 5 – Asa Sul)

Leia também:

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é a-uniacc83o-europeia-apoia-o-grupo-de-trabalho-da-sociedade-civil-para-a-agenda-2030.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s