Marta, jogadora de futebol, é nomeada Defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela ONU

Ao todo foram nomeadas 17 personalidades públicas influentes em todo o mundo, que ficarão encarregadas de promover os ODS no biênio 2019-2020

A jogadora de futebol Marta Vieira da Silva, que já era embaixadora da boa vontade da ONU Mulheres desde 2018, foi nomeada Defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nomeação foi feita no dia 9 de maio pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Ao todo, foram nomeadas 17 personalidades públicas influentes em todo o mundo, que ficarão encarregadas de promover os ODS no biênio 2019-2020.

Na lista também estão a rainha Mathilde, da Bélgica; o ator norte-americano Forest Whitaker, fundador e diretor executivo da Whitaker Peace & Development Initiative; o fundador e presidente do grupo chinês Alibaba, Jack Ma; e a atriz e produtora de cinema, embaixadora da boa vontade do Programa Ambiental da ONU para a Índia, Dia Mirza.

Além de promover os ODS, as defensoras e defensores dos ODS devem trabalhar para aumentar a conscientização com novos públicos, manter o compromisso global e pedir maior ambição e ação em escala global para alcançar os ODS até 2030.

A brasileira Marta é considerada a melhor jogadora de futebol feminino de todos os tempos. Atualmente, ela joga no Orlando Pride, pela Liga Nacional Feminina de Futebol dos Estados Unidos, e como atacante da Seleção Brasileira. Foi eleita “Jogadora do Ano” seis vezes. Segundo a ONU, a escolha de Marta como defensora dos direitos dos ODS tem a ver com o seu importante papel na promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres (ODS 5), já tendo sido, inclusive, embaixadora da boa vontade do PNUD.


Além de promover os ODS, as defensoras e defensores dos ODS devem trabalhar para aumentar a conscientização com novos públicos, manter o compromisso global e pedir maior ambição e ação em escala global para alcançar os ODS até 2030

“Marta está empenhada em apoiar o trabalho das Nações Unidas e da ONU Mulheres em todo o mundo, inspirando mulheres e meninas a desafiar estereótipos, superar barreiras e seguir seus sonhos e ambições, inclusive na área do esporte, com impacto nos ODS”, disse a ONU em material divulgado para a imprensa. “Quero com todo o meu coração continuar contando minha história e inspirando outras garotas a persistir. Porque eu não quero ser uma exceção”, conta Marta no site dos Defensores e Defensoras dos ODS.

Veja abaixo a lista completa de Defensoras e Defensores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

As defensoras e os defensores dos ODS são:

Co-presidentes
• Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, Presidente do Gana (República do Gana)
• Erna Solberg, primeira-ministra da Noruega (Reino da Noruega)

Membras e membros
• Rainha Mathilde dos Belgas (Reino da Bélgica)
• Muhammadu Sanusi II, emir de Kano (República Federal da Nigéria)
Sheikha Moza bint Nasser, fundadora da Education Above All Foundation (Estado do Catar)
• Richard Curtis, roteirista, produtor e diretor de cinema (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte)
• Hindou Oumarou Ibrahim, ativista do Meio Ambiente e pelos Direitos Indígenas (República do Chade)
•Jack Ma, fundador e presidente executivo do Alibaba Group (República Popular da China)
• Graça Machel, fundadora da Graça Machel Trust (República de Moçambique)
• Dia Mirza, atriz e produtora de cinema, embaixadora da Boa Vontade do Programa Ambiental da ONU para a Índia (República da Índia)
• Alaa Murabit, fundadora do The Voice of Libyan Women (Canadá)
• Nadia Murad, ganhadora do Prêmio Nobel, presidente da Iniciativa de Nadia, embaixadora da Boa Vontade do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (República do Iraque)
• Edward Ndopu, fundador da Estratégias Globais de Educação Inclusiva (República da África do Sul)
• Paul Polman, presidente da Câmara Internacional de Comércio, vice-presidente do Conselho do Pacto Global das Nações Unidas (Reino dos Países Baixos)
• Jeffrey Sachs, diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia (Estados Unidos da América)
• Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol do Orlando Pride e embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres (República Federativa do Brasil)
• Forest Whitaker, fundador e diretor executivo da Whitaker Peace & Development Initiative, enviado especial da UNESCO para a Paz e a Reconciliação (Estados Unidos da América)

Com informações da ONU.

Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é a-uniacc83o-europeia-apoia-o-grupo-de-trabalho-da-sociedade-civil-para-a-agenda-2030.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s