Evento debate desafios e oportunidades para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em PE

Durante o encontro, promovido pelo GT Agenda 2030 e pela ONG Gestos, será lançada publicação sobre o acesso à Justiça e as audiências de custódia no Estado

Parcerias e meios de financiamento da Agenda 2030 e os desafios e oportunidades para implementação dos ODS em Pernambuco. Estes serão alguns dos temas a serem debatidos no 1º Diálogo Público sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Pernambuco, que acontece nesta terça-feira (30) na sala plenária da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pernambuco (OAB-PE). O evento terá a participação de representantes da ONU Mulheres, UNAIDS e UNFPA, entre outras autoridades.

Na plateia estarão gestores(as) públicos(as), integrantes da academia, sociedade civil e movimentos sociais. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e pela ONG Gestos, em parceria com a ActionAid, Associação Brasileira de ONGs (Abong), Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pernambuco (OAB-PE), Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag-PE) e Visão Mundial. A ação tem o apoio financeiro da União Europeia e da Action for Sustainable Development (A4SD).

Na ocasião, a Gestos lançará a publicação “A Agenda 2030 e o acesso à Justiça – Relatório sobre audiências de custódia em Pernambuco, Brasil”, com dados sobre a implementação do ODS 16 (Paz e Justiça) no Estado, análises sobre a população carcerária, panorama das execuções criminais e um estudo sobre as audiências de custódia como meio para garantir acesso à justiça no Brasil e, especificamente, em Pernambuco.

“O levantamento mostra que Pernambuco, assim como o restante do Brasil, está longe de alcançar o ODS 16 e suas metas, inclusive a meta 16.3, que monitora o acesso à justiça para todas as pessoas”, diz a coordenadora geral da Gestos e uma das cofacilitadoras do GT Agenda 2030, Alessandra Nilo. O relatório aponta que muitos estabelecimentos penais pernambucanos estão superlotados e que o encarceramento afeta, sobretudo, a população negra e pobre, especialmente homens jovens, isto é, a mesma população que, em geral, é a mais afetada pelas mortes violentas no Brasil.

O 1º Diálogo Público sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Pernambuco será transmitido na íntegra pela internet. Basta acompanhar as redes sociais do GT Agenda 2030 (@gtagenda2030) e da Gestos (@gestospe) no Facebook, no Instagram e no Twitter, para ter acesso ao link.

Sobre a Agenda 2030 – A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Possui 17 metas globais para fortalecer a paz universal e alcançar três objetivos extraordinários: 1) Erradicar a pobreza extrema; 2) Combater a desigualdade e a injustiça; e 3) Conter as mudanças climáticas.

Sobre o GT Agenda 2030 – O GT Agenda 2030 é uma coalizão formada por mais de 40 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras que atuam no seguimento da implementação e monitoramento da Agenda 2030. O grupo incide sobre o Estado brasileiro e as organizações multilaterais, promovendo o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades e às injustiças e o fortalecimento de direitos universais, indivisíveis e interdependentes, com base no pleno envolvimento da sociedade civil em todos os espaços de tomada de decisão.

SERVIÇO:

1º Diálogo Público sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Pernambuco
Quando: Terça-feira (30/04), das 8h30 às 18h
Onde: Sala Plenária da OAB-PE (Rua do Imperador Pedro II, 346 – Santo Antônio)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s