GT Agenda 2030 participa da 3ª Reunião do Fórum ALC sobre desenvolvimento sustentável

Evento ocorre em Santiago, no Chile, de 22 a 26 de abril, com a participação de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e sociedade civil

Seis organizações integrantes do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) já estão em Santiago, no Chile, para participar da 3ª Reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável (Fórum ALC 2030). A pequena delegação é formada por representantes da ACT Promoção da Saúde, ARTIGO 19, Fundação Esquel, Gestos, Rede Brasileira de População e Desenvolvimento (Rebrapd) e RNP+ Brasil.

O Fórum ALC 2030 ocorre em Santiago, no Chile, de 22 a 26 de abril, na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O objetivo é analisar os avanços na implementação da Agenda 2030 na região. Participam representantes de governos dos 33 países que formam o bloco, agências, fundos e programas do Sistema das Nações Unidas, instituições internacionais, sociedade civil, parlamentares, academia e setor privado. São mais de mil participantes confirmados.

Nos dias 22 e 23 serão realizadas atividades da sociedade civil e outros atores relevantes, sendo que a 3ª reunião do Fórum ALC 2030 começa no dia 24. O Fórum foi criado mediante a aprovação da chamada “resolução do México” no 36º período de sessões da Cepal – resolução 700 (XXXVI), celebrado em maio de 2016 na Cidade do México, que constitui o mecanismo regional para implementação e seguimento da Agenda 2030, adotada em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil.

Os integrantes do GT Agenda 2030 que participam do evento vão acompanhar tanto as atividades pré-conferência quanto a agenda oficial. No dia 25, a coordenadora geral da Gestos e cofacilitadora do GT, Alessandra Nilo, fala no painel “Voz e papel da sociedade civil na Agenda 2030”, evento paralelo ao Fórum e coordenado pela ONU Mulheres e pela Unaids.

Alessandra abordará as capacidades da sociedade civil que complementam políticas governamentais para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as lições aprendidas no trabalho de mobilizar projetos e recursos e como esse trabalho pode refletir no enfrentamento do HIV e na implementação da Agenda 2030. O painel terá lugar na Sala Celso Furtado, das 13h às 14h30.

Os principais painéis do evento serão transmitidos ao vivo. Já o aplicativo para dispositivos móveis pode ser baixado aqui. A Cepal está publicando informações sobre o fórum em espanhol e em inglês no Twitter (@cepal_onu e @eclac_un), com as hashtags #ForoALC2030 e #LACForum2030. Outros conteúdos também serão disponibilizados no Facebook, no YouTube e no Flickr da Cepal.

Com informações da ONU Brasil e Cepal

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s