Tema do Dia Internacional das Mulheres exalta inovação na defesa da igualdade de gênero

Alcance dos ODS requer mudanças transformadoras para garantir que nenhuma mulher e nenhuma menina fique para trás, diz ONU Mulheres
A ONU Mulheres definiu o tema do Dia Internacional das Mulheres em 2019, celebrado em 8 de março: “Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”. O tema está focado nas formas inovadoras para a defesa da igualdade de gênero e para o empoderamento das mulheres, especialmente aquelas que dialogam com os sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável.
Para a entidade, o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) requer mudanças transformadoras, enfoques integrados e novas soluções, principalmente no que tange à defesa da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas. A ONU Mulheres alerta que, se mantidas as tendências atuais, as intervenções hoje em curso não serão suficientes para o alcance de um Planeta 50-50 no ano de 2030.
A inovação pode eliminar barreiras estruturais e garantir que nenhuma mulher e nenhuma menina fique para trás. No entanto, ainda há muitas lacunas digitais e as mulheres estão sub-representadas em campos como ciência, tecnologia, engenharia, matemática e design. Isso impede, por exemplo, o desenvolvimento de inovações que sejam sensíveis ao tema de gênero e tragam benefícios transformadores para a sociedade.
O tema do Dia Internacional das Mulheres de 2019 está sintonizado com o tema prioritário do 63º Período de Sessões das Comissões da ONU sobre a Situação das Mulheres. Serão abordadas visões sobre lideranças da indústria, empresas emergentes inovadoras, empreendedoras e empreendedores sociais, ativistas que trabalham em favor da igualdade de gênero e as mulheres inovadoras, com o propósito de examinar como a inovação pode eliminar barreiras e acelerar os avanços até a igualdade de gênero, fomentar investimentos em sistemas sociais sensíveis a gênero e construir serviços e infraestruturas que respondam às necessidades de mulheres e meninas.
O GT da Sociedade Civil para Agenda 2030 lembra que o Dia Internacional das Mulheres dá visibilidade à luta de todas as mulheres e é importante que todas se engajem, principalmente negras, quilombolas e indígenas, que são os segmentos mais vulneráveis da população.
Com informações da ONU Mulheres
Foto: ONU Mulheres/Sandra Hollinger
Leia também:
- Campanha Mudar o jogo – Agenda 2030 e as Eleições Municipais entra na segunda fase
- Efeitos da Covid-19 podem empurrar mais 207 milhões de pessoas para a extrema pobreza até 2030, diz estudo do Pnud
- O Brasil vai cumprir as metas da Agenda 2030?
- Seminário discute educação quilombola no Amapá
- Ação do projeto Mulheres Tapajônicas dá origem à campanha #SalveAlterDoChão
