Assine a petição pública em apoio aos ODS no Brasil

GT Agenda 2030 precisa da sua assinatura em apoio ao Relatório Luz 2018, que acompanha a implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil

De acordo com o Relatório Luz 2018, o Brasil dificilmente cumprirá os 17 ODS acordados por 193 países na Organização das Nações Unidas (ONU). O Relatório Luz 2018 foi elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 e lançado em julho de 2018. O GT Agenda 2030 é uma coalizão formada por entidades de todas as regiões do Brasil, de diferentes áreas de conhecimentos, que analisou 121 das 169 metas que compõem os 17 ODS, produziu um diagnóstico e fez recomendações para alcançar as metas acordadas até 2030.

O lançamento do Relatório Luz 2018 ocorreu em  julho, em Brasília e em primeira mão no Brasil. O documento foi levado ao Fórum Político de Alto Nível da ONU – encontro da instância responsável por acompanhar os avanços da Agenda 2030 realizado entre os dias 9 e 18 de julho em Nova Iorque, com a participação dos Estados Membros da ONU e de representantes da sociedade civil.

O Relatório Luz 2018 traz dados preocupantes, especialmente em tempos de tensões sociais, políticas e econômicas no país, comprovando a tendência já anunciada em 2017, de que no ritmo atual o Brasil dificilmente alcançará as metas com as quais se comprometeu.

O documento destaca a baixa adesão dos poderes executivo e legislativo aos ODS e ressalta que a flexibilização das leis trabalhistas e a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016 são símbolos irrefutáveis do descompromisso atual. Mostra, entre outros aspectos, que os orçamentos de políticas e programas importantes para a sociedade e para o meio ambiente estão menores ou zerados, enquanto crescem o endividamento público, a pobreza e a fome. Os abismos sociais entre ricos e pobres se aprofundam, consolida-se a exclusão história baseada em raças, etnias, identidade de gênero e orientação sexual; continuam os ataques às Unidades de Conservação, à legislação ambiental.

A Agenda 2030 precisa do seu apoio.

ASSINE A PETIÇÃO PÚBLICA

 

 

  Um comentário sobre “Assine a petição pública em apoio aos ODS no Brasil

  1. Ana Maria jannuzzi
    03/10/2018 às 20:51

    De extrema importância a agenda

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s