Lançado em Brasília relatório do GT da sociedade civil sobre a implementação dos ODS no país

Lançado oficialmente no seminário promovido pela Gestos e o GTSC A2030, em conjunto com a missão da União Europeia no Brasil e a Fundação Friedrich Ebert Stiftung, Consulta à Sociedade Civil: avanços e perspectivas da agenda de 2030 e as prioridades futuras da União Europeia no Brasil, nos dias 6 e 7 de junho; e reforçado no dia 8, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, no seminário Debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Avanços e Desafios na implementação da Agenda 2030 no Brasil, o Relatorio Luz GTSC Brasil HLPF2017 sobre a implementação da agenda de sustentabilidade no país revela mais preocupações do que motivos para celebrar.
Os ganhos, e não são muitos, são em sua maioria consequência de políticas públicas em determinados setores sociais e ambientais, principalmente, como os programas de transferência de renda condicionada – Bolsa Família –, de segurança alimentar e nutricional, de saúde pública através do SUS, de legislação avançada na proteção das mulheres, de ações isoladas de agentes econômicos que começam a alinhar suas ações aos ODS, e de algumas boas parcerias e cooperação sul-sul para o desenvolvimento com a África e a América Latina.

Sala cheia na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. (Foto panorâmica de Silvia Campos, Mirim-Brasil.)
Os desafios iniciam com a própria manutenção dos programas e projetos que vem funcionando, que paulatinamente tem sido desmontados. Outro desafio, e oportunidade, é a qualidade das ações desenvolvidas por tais programas e projetos, que ainda se encontram muito aquém de seu potencial investido, o que proporciona baixo retorno no investimento, com alto índice de desperdício de recursos (humanos, naturais e financeiros), o que criou um gargalo histórico de baixa eficiência do investimento público e dos privados, estes voltados muito ao curto-prazo, distorcendo valores monetários.
Em breve o relatório síntese e o completo serão disponibilizados aqui. Estamos fazendo alguns ajustes de detalhes descobertos após o afã de um prazo apertado para edição.
Enquanto isso vamos começar a compartilhar artigos sobre pontos específicos aflorados pela análise de dados sobre a possível (des) implementação dos ODS no Brasil.
Pingback: GTSC A2030 vai lançar relatório com dados preocupantes sobre o cumprimento das metas no Brasil | Brasil na agenda 2030