Sociedade Civil Organizada prepara relatório sobre ODS no Brasil

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável – GT 2030 SC –, composto de ONGs, fóruns, redes e associações nacionais, fundações e movimentos sociais, iniciou o trabalho de produção de um relatório sobre a implementação, ou ausência de implementação, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país.
A metodologia envolve coleta de evidência de acordo com as metas da Agenda 2030 em sete objetivos que serão debatidos este ano no Fórum Político de Alto-Nível – HPLF, em inglês –, sob os auspícios do Conselho Econômico e Social da ONU – ECOSOC.
O Brasil vai, no segundo ano de seguimento da Agenda 2030, apresentar o primeiro relatório-país voluntário para o HLPF. Enquanto a participação da sociedade civil organizada e outros interessados – academia, empresas, movimentos – é requerido pelo documento Transformando o nosso mundo, as formas de participação são diversas.
O Governo Federal abriu uma consulta online para organizações sociais relatarem em menos de três mil toques (incluindo espaços) suas ações voltadas para a implementação da Agenda 2030 no país. O prazo para preencher o formulário ocorreu a uma semana atrás, 13 de março, no entanto, o prazo para organizações, redes ou fóruns de alcance nacional para se candidatarem à Comissão Nacional dos ODS é o dia 22 de março, quarta-feira agora. Aqui o acesso à chamada pelo Palácio do Planalto.