Relatório Luz é apresentado na CEPAL
O VII Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu semana passada no Chile, discutiu os desafios de acelerar o avanço do cumprimento da Agenda 2030 na Região. Na pauta, temas como financiamento para alcançar os ODS, desenvolvimento produtivo e inclusivo, além da discussão sobre meios de implementação.
O Brasil, a partir da Comissão Nacional dos ODS (CNODS), apresentou o Relatório Nacional Voluntário (VNR), com o objetivo de promover a reflexão e apresentar recomendações, soluções e experiências concretas, além de fornecer a oportunidade de identificar e comunicar melhor as prioridades de desenvolvimento e acelerar as ações para alcançar os ODS.
A Assessora de programas institucionais da Gestos, Juliana Cesar, participou do encontro representando o GT Agenda 2030, que também integra a CNODS. Juliana falou sobre a participação da sociedade civil brasileira no assunto, apresentando o Relatório Luz, que há 7 anos analisa os índices do desenvolvimento sustentável no Brasil a partir de dados oficiais.
Com o tema Compartilhando experiências: sucessos e desafios da América Latina e do Caribe na elaboração do Relatório Nacional Voluntário na Agenda 2030, o debate ainda contou com a participação de Enid Rocha, do IPEA e de representantes do Conselho Nacional da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável do México, do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia e Escritório da CEPAL em Brasília. A sessão contou com a mediação do Secretário Executivo da CNODS, Sergio Godoy.
